Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Promessas e riscos do combustível verde

No momento em que o mundo volta as atenções para os biocombustíveis, o Brasil pode, e deve, se beneficiar de algumas vantagens comparativas em relação a seus concorrentes. O clima, as imensas áreas favoráveis ao cultivo de cana-de-açúcar, a produtividade e, principalmente, a dianteira tecnológica na fabricação de etanol colocam o país em posição privilegiada para disputar espaço num mercado bilionário. A despeito de todas essas facilidades, diversos problemas continuam, porém, à espera de equacionamento, como as condições de trabalho no campo, a preservação do meio ambiente, a oferta de alimentos, etc. É esse o tema da reportagem de capa desta edição.

Ainda na área agrícola, mostramos o que vem acontecendo no estado de São Paulo, líder mundial na produção de laranja e na exportação de suco concentrado, onde entidades públicas e privadas se mobilizam num esforço para minimizar os estragos provocados por uma doença capaz de dizimar pomares inteiros: o greening. Trata-se de uma questão fitossanitária que precisa, de fato, ser encarada com muita responsabilidade, uma vez que esse segmento do agronegócio ocupa mais de 400 mil pessoas e responde pela entrada anual de divisas da ordem de US$ 2 bilhões.

Uma boa notícia, presente neste número, vem do ABC paulista, local em que o setor automotivo nacional nasceu e se desenvolveu e onde também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu seus primeiros passos como líder sindical. Depois de amargar intensa crise desde os anos 1990, a região começa a se recuperar, atraindo novas empresas e exibindo índices de desemprego em constante declínio.

Esta edição traz ainda uma matéria sobre música erudita, na qual apresentamos diversos projetos em andamento com o objetivo de colocar ao alcance de um público cada vez maior obras e interpretações até então restritas a platéias diminutas. É louvável que, num país em que a cultura musical apresenta tão rica diversidade, várias entidades, entre elas também o Sesc, se empenhem não só em divulgar o trabalho dos grandes mestres, mas também em formar novas gerações de artistas e apreciadores de arte.

Abram Szajman
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac