Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

“A exposição Plataforma 450, que esteve em cartaz no MAC (Museu de Arte Contemporânea), fala por si tudo que eu penso sobre essa cidade. Depois de olhá-la tanto, fica difícil colocá-la em palavras. Mas o movimento de São Paulo é uma das coisas que mais me chamam atenção, é tanta vida, tanta gente de tantos lugares. Sou fascinada pelos braços abertos de São Paulo a todas as pessoas do mundo.”

Alice Brill é artista plástica e fotógrafa.

(Na foto maior, Rua Direita e, ao lado, Cafezinho no centro da cidade,
ambas realizadas na década de 1950: o amor de Alice Brill por tipos e cenas urbanas)

Vistas Contemporâneas – Memorial do Imigrante

Com o intuito de receber os imigrantes que começaram a chegar ao Brasil para trabalhar na lavoura de café, o governo da Província de São Paulo criou em 1886 a Hospedaria de Imigrantes, no bairro da Mooca. Ao longo de 91 anos de existência, quase 3 milhões de pessoas passaram por suas dependências. Os trabalhadores vinham da Itália – sobretudo das cidades de Gênova e Nápoles –, Espanha, Portugal, França, Holanda, Alemanha e Japão. Chegavam, em sua maioria, ao porto de Santos e tomavam o rumo da capital no trem que seguia pela estrada de ferro Santos–Jundiaí. O prédio funciona hoje como um museu do imigrante, onde estão guardadas todas as lembranças da época em que o Brasil era um dos países do mundo que mais recebiam estrangeiros para trabalhar e viver. Atualmente, o local abriga exposições temporárias e permanentes. A idéia é fazer com que, uma vez lá dentro, os visitantes revivam aquele tempo. Para maiores informações acesse o site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br. O endereço é rua Visconde de Parnaíba, 1.316, bairro da Mooca, São Paulo (próximo ao metrô Bresser da linha Leste–Oeste). O telefone é (11) 6693–0917.

  1. Grupo de migrantes recém-chegados à Estação do Norte (atual Estação Roosevelt) seguindo para a Hospedaria de Imigrantes e para diversos hotéis redondezas. São Paulo (SP), 1939
  2. Portugueses recém-chegados à Hospedaria de Imigrantes. São Paulo (SP), 193