Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Democracia digital

Ampliar o acesso das pessoas ao universo das tecnologias digitais é preocupação disseminada entre aqueles comprometidos com o bem-estar social. A questão é justificada, visto que a vida cotidiana da grande maioria está atrelada à nossa capacidade em lidar com os códigos ditados pela chamada sociedade da informação.
Em vez de apresentarmos estatísticas relativas ao aumento de usuários da internet no mundo, devemos, sim, deixar de lado certos deslumbramentos e apologias das máquinas para, em lugar disso, criar espaços de discussão sobre o desenvolvimento das sociedades democráticas no mundo digital.
Democratizar as novas tecnologias significa estar ao lado dos setores organizados da sociedade no esforço de diminuir as desigualdades sociais, a fim de articular ações direcionadas à inclusão de pessoas nesse atual contexto.
Por outro lado, sem políticas de melhoria contínua de nossa indústria cultural, o cidadão do futuro, acostumado muitas vezes à frágil qualidade dos conteúdos em geral, só estará transferindo, para o computador, hábitos anteriormente adquiridos, sem que isso represente uma intervenção de qualidade significativa no universo digital.
Aliar a inclusão digital ao aperfeiçoamento dos padrões de educação pode ser o caminho para que as pessoas possam usufruir, de maneira construtiva, os benefícios alcançados pela informática.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo