Fechar X

Almanaque Paulistano

Postado em 07/05/2004

“A exposição Plataforma 450, que esteve em cartaz no MAC (Museu de Arte Contemporânea), fala por si tudo que eu penso sobre essa cidade. Depois de olhá-la tanto, fica difícil colocá-la em palavras. Mas o movimento de São Paulo é uma das coisas que mais me chamam atenção, é tanta vida, tanta gente de tantos lugares. Sou fascinada pelos braços abertos de São Paulo a todas as pessoas do mundo.”

Alice Brill é artista plástica e fotógrafa.

(Na foto maior, Rua Direita e, ao lado, Cafezinho no centro da cidade,
ambas realizadas na década de 1950: o amor de Alice Brill por tipos e cenas urbanas)

Vistas Contemporâneas – Memorial do Imigrante

Com o intuito de receber os imigrantes que começaram a chegar ao Brasil para trabalhar na lavoura de café, o governo da Província de São Paulo criou em 1886 a Hospedaria de Imigrantes, no bairro da Mooca. Ao longo de 91 anos de existência, quase 3 milhões de pessoas passaram por suas dependências. Os trabalhadores vinham da Itália – sobretudo das cidades de Gênova e Nápoles –, Espanha, Portugal, França, Holanda, Alemanha e Japão. Chegavam, em sua maioria, ao porto de Santos e tomavam o rumo da capital no trem que seguia pela estrada de ferro Santos–Jundiaí. O prédio funciona hoje como um museu do imigrante, onde estão guardadas todas as lembranças da época em que o Brasil era um dos países do mundo que mais recebiam estrangeiros para trabalhar e viver. Atualmente, o local abriga exposições temporárias e permanentes. A idéia é fazer com que, uma vez lá dentro, os visitantes revivam aquele tempo. Para maiores informações acesse o site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br. O endereço é rua Visconde de Parnaíba, 1.316, bairro da Mooca, São Paulo (próximo ao metrô Bresser da linha Leste–Oeste). O telefone é (11) 6693–0917.

  1. Grupo de migrantes recém-chegados à Estação do Norte (atual Estação Roosevelt) seguindo para a Hospedaria de Imigrantes e para diversos hotéis redondezas. São Paulo (SP), 1939
  2. Portugueses recém-chegados à Hospedaria de Imigrantes. São Paulo (SP), 193

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)