Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Verão no Sesc Interlagos: saiba tudo que vai rolar!

A pandemia de COVID-19 chegou e mudou absolutamente tudo! Nossos hábitos, rotinas e convívio social foram alterados. Durante esse período de quarentena - que já dura, até o momento, mais de dez meses - a necessidade de cuidar do corpo e da mente foi ainda mais evidenciada, até mesmo como uma das armas para minimizar as agressões do vírus no corpo de quem foi infectado. Segundo estudos do Ministério da Saúde, “a prática de exercícios físicos ajuda o sistema imunológico e ativa o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do novo coronavírus”.

Neste sentido, o Sesc Verão chega à sua 26ª edição sob o tema Cuidar Faz Bem, tendo como ponto de partida o autocuidado. A edição ocorre em todas as unidades do Sesc São Paulo até 14 de fevereiro, com aulas abertas, cursos e bate-papos que trazem reflexões sobre o autocuidado e bem-estar, a importância dos cuidados individuais e coletivos; cuidar do outro e cuidar também do meio ambiente.  

A seguir, você pode conferir a programação completa do Sesc Interlagos para aproveitar todas as oportunidades de se cuidar com a gente!   
 

[websérie] ATRAPALHADAS DE VERÃO
 

Fotografia de mulher maquiada como palhaça, com nariz vermelho e óculos escuros. Ela segura um guarda-chuva multicolorido atrás de si, faz beicinho com a boca e tem um coquetel na outra mão
Foto: Divulgação/Cia. Asfalto de Poesia


Quem foi que disse que no Sesc Verão não cabe palhaçada? Cabe sim, senhor!

É verão, é férias! Sinônimo de diversão, de passeios, viagens, amigos, família reunida. Mas estamos vivendo uma pandemia. Nada está normal e nem deve ser naturalizado. O que fazer?

A série Atrapalhadas de Verão, com a Cia. Asfalto de Poesia, conta com três vídeos curtos sobre os cuidados necessários para o verão dentro do período de uma pandemia. É para divertir toda a família!

Quando: episódios aos domingos, às 15h. Dias 17/01, 31/01 e 14/02.
Onde: Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Interlagos
Recomendação: livre

E o primeiro vídeo já está no ar, hein? Veja só:
 

• • •
 

[websérie] A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR
 


Foto: Divulgação/Mariana Lins Prado


O esporte e a atividade física são essenciais para uma boa saúde do corpo e da mente, sem dúvida. E existe também todo um universo de cuidados e autocuidados que podemos tomar em prol do bem-estar. Vamos expandir esses horizontes juntos?

Na série A importância do cuidar, diferentes técnicas e abordagens serão abordadas em vídeos com especialistas. Anote na agenda os primeiros temas:

Episódio 1: Aromaterapia, um caminho de autocuidado
Os óleos essenciais podem ser uma maneira de conhecer a força de cura da natureza através dos extratos aromáticos das mais diversas plantas. Com Amanda Sérvulo, da Sacerdotisa Alquimia. 

Quando: Sexta, 29/01, às 14h
Onde: Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Interlagos
Recomendação: livre

Episódio 2: Meditação

Neste encontro, serão apresentadas técnicas de meditação que conduzem a mente para um estado de calma. Com Gerson Daddio.

Quando: Sexta, 12/02, às 14h
Onde: Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Interlagos
Recomendação: livre

• • •
 

[websérie] SPA EM CASA
 

Foto: Divulgação/Careimi Assmann


Este é o convite para que você se permita momentos de autocuidado ao realizar práticas simples, mas muito efetivas. Momento de sentir cheiros, sabores e texturas das plantas e se conectar aos elementos naturais: água, fogo, terra e ar.

A ideia é usar ingredientes que costumeiramente temos na cozinha e que encontramos no supermercado ou feira livre. Topa?

A produtora Careimi Assmann compartilha seus conhecimentos nos oito episódios que compõem a série Spa em Casa, com técnicas para chás, banhos, máscaras faciais e muito mais.

Quando: Terças e quintas, às 11h. Dias 21/1, 26/1,  28/1, 2/1, 4/2, 9/2, 11/2 e 16/2.
Onde: Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Interlagos
Recomendação: livre

• • •
 

[websérie] HISTÓRIAS DE VERÃO
 

Foto: Divulgação/Cia. Passarinho Contou


Em dois episódios, a Cia. Passarinho Contou traz histórias para inspirar o autocuidado, o cuidado com o próximo, a qualidade de vida, a prática de atividades físicas e viver o melhor que o verão tem pra nos oferecer. Para divertir, encantar e educar!

Quando: Sábados, dias 23/1 e 6/2, às 14h.
Onde: Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Interlagos
Recomendação: livre

• • •
 

[curso] BRINCAR COM A NATUREZA: A IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
 

Foto: Renata Stort


Diversas pesquisas e diferentes países apontam que cada vez mais as crianças estão por mais tempo expostos a diferentes telas, espaços menores e fechados, logo mais sedentárias. Consequência disso, presenciamos índices que apontam danos na saúde, no integral das crianças. Se as pesquisas apontam o que acontece se a natureza nos falta, o que acontece quando essa relação existe? O que acontece quando criança e natureza crescem juntas?

Este é o cenário e a provocação inicial do curso online Brincar com a natureza: A importância no desenvolvimento infantil, com a educadora Ana Carolina Thomé. A atividade é gratuita e tem vagas limitadas, com participação para pessoas previamente inscritas.

Quando: Terças e quintas, dias 2, 4, 9 e 11/2, das 18h às 20h
Onde: Microsoft Teams
Recomendação: maiores de 18 anos
Inscrições a partir das 14h de 24/1, domingo, em inscricoes.sescsp.org.br

• • •

 

>>> Para mais informações e programação completa do Sesc Verão, acesse sescsp.org.br/sescverao.