Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para estimular o autocuidado, Sesc Pompeia oferece 6 atividades online durante o Sesc Verão 2021

Sesc Verão 2021 - Cuidar faz bem!
Sesc Verão 2021 - Cuidar faz bem!

Cuidar faz bem! A nova realidade imposta pela pandemia fez com que, em meio ao isolamento social e às medidas de segurança contra o vírus, o cuidado com a saúde física e mental ganhasse importância em nossa rotina.

Pensando nisso, o Sesc Verão chega a 2021 e, em sua 26ª edição, amplia a sua missão a partir de uma série de ações que, para além de reforçarem a importância da prática de atividades físicas, buscam incentivar a qualidade de vida a partir da adesão a hábitos positivos.

De 16 de janeiro a 14 de fevereiro, todas as unidades do Sesc São Paulo propõem conteúdos que pretendem sensibilizar para o cuidado conosco e com o outro.

Para estimular o autocuidado, o Sesc Pompeia oferece 6 atividades, todas online, que incentivam olhar para dentro e incluir hábitos saudáveis e positivos no cotidiano.

Entre as ações, um bate-papo com o casal Papai Papia, Tiago Koch e Luciana Bento discute possibilidades do maternar para além das questões de gênero; uma conversa entre Emicida e o historiador Fernando Nogueira reflete sobre as nossas escolhas de vida; um minicurso online reúne uma equipe multidisciplinar para um Desafio de 21 Dias, a fim de ampliar o autocuidado; e o Beto Propheta oferece uma sensibilização em yoga, durante três domingos.     

Confira os detalhes de cada uma das atividades oferecidas pelo Sesc Pompeia:

Bate-papo Desgeneralizando a Maternidade 
Conversa que acontece no canal do Sesc Pompeia no YouTube (youtube.com/sescpompeia) no dia 20 de janeiro, às 20h. Com uma reflexão acerca da desconstrução das possibilidades do maternar e cuidar do outro, para além das questões de gênero, os participantes são o casal Angelo e André (Papai Papia), pais de duas crianças adotadas, que falam sobre os desafios da paternidade atual; Tiago Koch, idealizador do projeto @homempaterno no Instagram e marido da terceira participante, a escritora Luciana Bento (@amaepreta). A mediação da atividade fica por conta de Luciana Scarin, educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia.

Bate-papo Cuidado, pessoal! 
No dia 10 de fevereiro, também às 20h, no canal youtube.com/sescpompeia, é a vez do rapper Emicida bater um papo com o historiador Fernando Nogueira. A transmissão ao vivo discute sobre o autocuidado visto como carinho ou alerta. Entre as reflexões, está a discussão sobre as nossas escolhas de vida, o que é esperado de nós diante dessas escolhas, assim como se a não escolha ou o não cuidado também podem ser entendidos como posicionamento ou imposição, assim como se o excesso de cuidado pode ser nocivo à saúde. A mediação fica por conta de Vivian Shoji, educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia. 

Desafio dos 21 Dias
Entre 26 de janeiro e 15 de fevereiro, o minicurso online “Desafio dos 21 Dias - Ampliando o auto cuidado” oferece uma proposta prática e teórica para organizar e executar um novo compromisso para com o autocuidado. A partir de ferramentas e conteúdos ligados às áreas de saúde física, mental e nutricional, uma equipe multidisciplinar acompanha os inscritos durante todo o período, com monitoramento e tutoria diária. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 15 de janeiro, pelo link http://bit.ly/desafio21dias-sesc

Manhã Zen – Sensibilização em autocuidado
O projeto regular do Sesc Pompeia que promove atividades integrativas nas manhãs de domingo recebe Beto Propheta, que conduz uma sensibilização em autocuidado a partir de 3 aulas abertas de Yoga. 

Nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, às 10h, pelo perfil do Sesc Pompeia no Instagram (instagram.com/sescpompeia),  Beto conversa e compartilha posturas da prática milenar do yoga que contribuem para promover e garantir o bem-estar ao longo do dia.

Os temas de cada dia são O que é o corpo no Yoga (17/1), O Yoga como arte do corpo (24/1) e O Yoga, bem-estar e qualidade de vida  (31/1). Para participar, separe uma almofada e um tapetinho (pode ser o mat yoga) e lembre-se de vestir roupas leves e confortáveis.


>>> Para mais informações e programação completa do Sesc Verão 2021, acesse www.sescsp.org.br/sescverao