Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Jogos desestressantes

Cada pessoa tem um jeito diferente de relaxar. Para quem já gosta de jogar ou quer experimentar algo novo, vai encontrar nesta série jogos que sejam relaxantes no sentido mais tradicional. Tome um banho quente, ponha uma roupa confortável e escolha um jogo onde nada de ameaçador ou assustador acontece. Jogos sem pressão de tempo, com visual e músicas agradáveis, e onde tudo pode ser resolvido de forma pacífica. Visite (ou crie) mundos. Faça uma pausa. Tire umas férias.

Todas as sextas-feiras do Sesc Verão, a equipe do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Vila Mariana recomenda jogos de diversos gêneros, níveis de dificuldade e estilos. Eles serão divididos por gênero, sempre com algumas opções gratuitas e/ou open source - os chamados jogos de código aberto.

Muitos dos jogos sugeridos estão na plataforma itch.io. Alguns destes jogos podem ser jogados no navegador de internet, outros precisam ser instalados. Para baixar os jogos gratuitos do itch.io é só clicar em "Download (Baixar Agora)", e depois em "No thanks, just take me to the downloads" (Não obrigado, apenas me leve aos downloads).

 

Jogos inusitados

Os jogos abaixo dificilmente seriam lembrados por pessoas que querem relaxar, mas eles podem ser perfeitos para isso. Uma grande vantagem é que conforme você vai aprendendo como o jogo funciona é possível ajustar o nível de dificuldade para exatamente o que você acha mais agradável. E também existem muitos jogos nos quais é possível criar personagens pacifistas (para achar exemplos, faça uma busca pelo nome do jogo e "pacifist").

Minetest    Não é exatamente um jogo, mas uma base para se criar jogos. No Minetest entre na aba "Content", depois em "Browse Online Content". Lá existem diversos mods e jogos feitos usando o Minetest. Um deles (chamado MineClone), almeja ser o mais parecido possível com o irmão famoso. No modo pacífico ou sem danos é extremamente agradável para explorar e construir.   Disponível para computadores e android, é gratuito e código aberto. É possível jogar em rede local ou servidores.    Mais jogos assim: Minecraft, Terraria

Série Civilization    Jogos de estratégia que englobam toda a história da civilização. Tente uma vitória cultural, científica, ou diplomática. Se você quer ter uma chance grande de não se envolver em guerras jogue em um mapa de arquipélago. A AI deste tipo de jogo é notoriamente ruim em mapas com muita água, mesmo em dificuldades altas.    Existe uma recriação de Civilization V em 2D chamada Unciv. Ela é código aberto, gratuita e disponível para computadores e android.    Mais jogos assim: Surviving Mars + Green Planet, Série Tropico, Stellaris, Freeciv (baseado no Civilization II, gratuito, código aberto).

The Long Dark    Jogo de sobrevivência em um mundo gelado e pós apocalíptico. Não tem alienígenas nem zumbis, é bem realista e com cores, sons e paisagens lindas. Os ajustes de dificuldade são bem detalhados e vão desde "passeio no parque" até "quase impossível de sobreviver por mais de meia hora". Eu, por exemplo, gosto de jogar no modo "muito difícil", mas com ataques de animais desligado. Disponível apenas para computadores.    Mais jogos assim: Subnautica, Raft, No Man's Sky, Don't Starve, Cataclysm: DDA (gratuito, código aberto, android e PC, mas com interface e gráficos pouco amigáveis).

Rimworld    Seu grupo de personagens cai em um planeta desconhecido e precisa sobreviver e construir uma colônia. As vezes você consegue convencer mais alguém a se juntar ao seu grupo. Se você jogar com as configurações mais pacíficas vira uma mistura de reality show com Minecraft e Stardew Valley. Nos modos mais difíceis você pode ser atacado por grupos de animais, robôs e tribos vizinhas. Disponível apenas para computadores.    Mais jogos assim: Astroneer, Starbound, Dwarf Fortress (gratuito e fantástico, mas com interface e gráficos muito pouco amigáveis).

 Jogos de construção de cidades    Nada mais relaxante do que passar uma tarde criando a cidade perfeita. E existem jogos desse tipo para todos os gostos e em todos os níveis de dificuldade.  SimCity 4 Cities: Skylines (mais fácil e mais novo que SimCity) TheoTown (gratuito para android) OpenTTD (focado em redes de transporte, código aberto, gratuito) Pharaoh + Cleopatra Série Anno (cada edição foca em uma época) Widelands (baseado na série Settlers, código aberto e gratuito)

Série ElderScrolls   Uma das séries de RPG mais famosas. É possível desenvolver diversos tipos de personagem, resolver quests de formas variadas, e existem muitos mods. Uma das jogadoras mais famosas de Skyrim é Shirley Curry, uma YouTuber de 85 anos que prefere jogar de uma forma mais tranquila e relaxada (mas não necessariamente pacifista).   É possível jogar ES: Morrowind em aparelhos com android usando OpenMW (código aberto).   Mais jogos assim: Undertale, Série Thief, Deus Ex, Kingdom Come: Deliverance, Divinity: Original Sin II, Star Wars: Knights of the Old Republic.

Links:

Anno

Astroneer

Cataclysm: Dark Days Ahead

Cities: Skylines

Civilization

Divinity: Original Sin 2

Don't Starve

Dwarf Fortress

Freeciv

Kingdom Come: Deliverance

Minecraft

Minetest

No Man's Sky

OpenMicroWave (OMW)

OpenMW

OpenTTD

Pharaoh + Cleopatra

Raft

RimWorld

Canal da Shirley Curry

SimCity 4

Starbound

Stellaris

Subnautica

Surviving Mars: Green Planet

Terraria

The Long Dark

TheoTown

Tropico

Unciv

UNDERTALE

 

 

Widelands

 

 

Jogos de simulação

Geralmente jogos de simulação e construção são imediatamente ligados a ideia de jogos difíceis e complicados. Mas nos últimos anos surgiu uma grande leva de jogos deste tipo, com uma estética agradável, menos botões, menus e regras.

 

Hive Time  Construa e desenvolva uma colmeia de abelhas. Procure recursos, faça mel, e encontre o equilíbrio entre as diversas funções das abelhas.  Megaquarium  Crie e gerencie um aquário. Monte ambientes para os animais, cuide de suas necessidades e das dos visitantes também.  Mais jogos assim: Planet Zoo, Peckin' Pixels (gratuito), Penguin Isle (android, gratuito).

Terra Nil  Um jogo de não construção. Aqui você precisa limpar o solo e restaurar os biomas de terras destruídas.  ISLANDERS  Mistura de construção de cidades com tetris. Coloque o máximo de construções compatíveis nos lugares certos, até acabar o espaço.  Mais jogos assim: Townscaper, Dorfromantik (demo disponível), Foundation, Refunct.

Spiritfarer  Você constrói, minera, planta, cozinha, e adiciona novos pedaços ao seu barco. Tudo isso para cuidar dos espíritos, ajudá-los com seus últimos desejos e levá-los ao seu destino.  Stardew Valley  Já é um clássico entre os jogos de fazendinha, mas com a quantidade de mods e atualizações disponíveis ainda traz muitas novidades.  Mais jogos assim: Littlewood, My Time at Portia, Slime Rancher, Yonder: The Cloud Catcher Chronicles, Kynseed.

 Série "Truck Simulator"  Dirija um caminhão de carga por diversas estradas e cidades do mundo. Ótimo para quem sente saudades de longas viagens de carro.  Glitchhikers  Uma viagem de carro por uma noite estranha e sonolenta, conversando com peculiares caroneiros. Jogue tarde da noite, no escuro.  Mais jogos assim: Flower, Superflight, Space Engine, In Search of Paradise (gratuito).

Master of Pottery  Simulador de cerâmica. Sério, isso existe (e é bom). Crie, queime e decore suas peças, monte uma exposição.  Waterworks  Jogo de cartas no qual você precisa desenvolver o sistema de distribuição de água de uma cidade medieval. É mais interessante do que parece.  Mais jogos assim: plant daddy (gratuito), Eternal Home Floristry (gratuito), Voodoo Garden.

Links:

Dorfromantik

Eternal Home Floristry

Euro Truck Simulator 2

Flower

Foundation

Glitchhikers

Hive Time

In Search of Paradise

ISLANDERS

Kynseed

Littlewood

Master of Pottery

Megaquarium

My Time at Portia

Penguin Isle

Planet Zoo

plant daddy

Refunct

Slime Rancher

Space Engine

Spiritfarer

Stardew Valley

MODS: nexusmods.com/stardewvalley

Superflight

Terra Nil

Townscaper

Voodoo Garden

Waterworks

Yonder: The Cloud Catcher Chronicles

 

Jogos de histórias e personagens

Alguns desses jogos possuem narrativas interativas, outros, um pouco mais de ação. Com histórias e personagens, todos eles têm charme, encanto e um desejo pela exploração e descoberta. A maioria também é ótima para jogar com crianças (especialmente os do último card).

Links: 

A Good Gardener

A Short Hike

ABZÛ

AER

Alba: a wildlife adventure

Bird Of Passage

Botanicula

CHUCHEL

Cloud Climber

Eastshade

Forest Zone

Frog Detective

GRIS

Grow Home

Journey

Kentucky Route Zero

Knights and Bikes

Lieve Oma

Lisa

Lost Constellation

Old Man's Journey

orchids to dusk

Pikuniku

Pupper Park

RiME

Sacramento

Sky: Children of the Light

The Gardens Between

The Librarian

Untitled Goose Game

Wattam

Where the Goats Are

 


Puzzle Games

A nossa série começa com recomendações de "puzzle games", desde jogos de lógica até "point & clicks". Este costuma ser o primeiro gênero a ser indicado para pessoas que geralmente não jogam videogames.

Links: 

.projekt

A Good Snowman Is Hard To Build

A Monster's Expedition (Through Puzzling Exhibitions)

Campfire Cooking

Colorzzle
Versão gratuita (Android) 

Donut County

Evo Explores

Golf Peaks

Gorogoa

Hexcells

Hexologic

Hidden Folks

klocki

L Y N E

Longest Night

Lumino City

Monument Valley

Monument Valley 2

Prune

Ruya

Scalak

Six Cats Under

Sokobond

Spring Falls

The Bridge

Tiny Islands

Wilmot's Warehouse

Zen Bound 2

ZENGE

 

>>> Para mais informações e programação completa do Sesc Verão, acesse sescsp.org.br/sescverao.