Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Verão: confira a programação do Sesc Pinheiros

Com programação em formato híbrido, Sesc Pinheiros oferece 10 atividades online, além de uma atividade presencial com Silvanny Sivuca, durante o Sesc Verão 2021

 

Mais do que nunca, a pandemia evidenciou a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Com essa premissa, o Sesc Verão, projeto que normalmente reúne grupos em atividades presenciais nas diversas unidades do Sesc São Paulo, chega à sua 26ª edição em formato híbrido, dando ao público a possibilidade de desfrutar a programação também de casa, em aulas abertas, cursos e bate-papos online.

Com o tema “Cuidar Faz Bem”, a edição, que ocorre até 14 de fevereiro, reforça a importância do autocuidado e do bem-estar, enfatizando questões como autocuidado físico e mental, cuidar do outro, do ambiente e do planeta.

No Sesc Pinheiros, a programação é inspirada, não por acaso, em uma letra do cantor e compositor Walter Franco: “Tudo é uma questão de manter a mente quieta/ a espinha ereta/ e o coração tranquilo”.

O pontapé inicial da programação, que ocorreu no último sábado, 16, contou com a atividade presencial Tocar Faz Bem – Toque Seu Tambor, conduzida pela educadora musical Silvanny Sivuca. Percussionista e baterista dos artistas Emicida e Fióti, ela explora os elementos do tocar como forma de experiência corporal e sensorial. Ainda é possível fazer a aqui a inscrição para o segundo dia da atividade, que será realizada no próximo sábado, 23 de janeiro, às 15h, no Ginásio Ônix (7º andar).

Como opção online, o Sesc Pinheiros promove encontros, como o de práticas dedicadas à saúde das articulações e da coluna, e conteúdo digital exclusivo, como o vídeo "Plantar, Colher e Respirar", com a artista Dona Jacira.

As inscrições para os encontros online, realizados pelo Teams, Google Meets e Zoom, são gratuitas, possuem vagas limitadas e podem ser realizadas no portal do Sesc SP, acessando: inscricoes.sescsp.org.br.

Confira, abaixo, os detalhes de cada uma das atividades oferecidas pelo Sesc Pinheiros:

 

ESPINHA ERETA

AUTOCUIDADO PARA AS ARTICULAÇÕES

O objetivo dessa prática é manter a saúde das articulações e melhorar a consciência corporal, por meio de uma prática diária para prevenir perda de mobilidade e auxiliar no tratamento de dores articulares. Para isso, a educadora Gabriela Santos abordará os CARs (sigla em inglês para CONTROLLED ARTICULAR ROTATIONS), movimentos rotacionais fundamentais que as articulações precisam fazer para serem saudáveis. A aula online acontece nesta terça, 19/1 vai até, sexta, 22/1, e será transmitida às 10h pela plataforma Teams.

 

SAÚDE DA COLUNA

Com esse cenário de inatividade física, em plena pandemia, a sobrecarga e os desvios posturais podem se acentuar. Algumas questões surgem: qual é a postura correta? Como devo me sentar? Quanto de movimento devo realizar para estimular minhas articulações? Em regimes longos de trabalho remoto, como fica minha coluna, minha postura? Pensando nisso, esse minicurso, que acontece às terças, pretende abordar a saúde da coluna e a importância do movimento corporal, relacionando a evolução do homem aos novos contextos e demandas de vida. O curso é dividido em três encontros, que ocorrem às terças, de 26 de janeiro a 9 de fevereiro, das 18h às 19h30, na plataforma Teams.

26/01 - Encontro 1: Ancestralidade
Compreender, abordando a evolução do homem, como a postura vem se alterando ao longo dos tempos. Participação do atleta Vitor Carrara.

02/02 - Encontro 2 - Saúde da Coluna
Proporcionar elementos para a compreensão da postura do dia-dia e como preservá-la para movimentos mais saudáveis. 

09/02 - Encontro 3 - Corpo em movimento 
Compreensão, possibilidades e potencialidades de um corpo em movimento. Consciência corporal - por meio de ritmo utilizando elementos da ginástica natural, circo e ginástica para trazer novos caminhos e possibilidades para se movimentar todos os dias. Com Raquel Martins, educadora do Sesc Pinheiros e o atleta convidado Vitor Carrara. 

 

ENVELHECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E BEM-ESTAR 

O público idoso poderá acompanhar uma série dedicada ao tema de envelhecimento, que conta com quatro encontros sequenciais por meio de plataforma digital, com aulas  teórico-práticas, sempre com uma conversa seguida de atividade física. Serão abordados temas relacionados à saúde mental, qualidade de vida e a importância do corpo em movimento. Além disso, pretende-se trazer esses idosos como protagonistas dos temas, estimulando que relatem suas experiências, reflexões e histórias. Os encontros serão realizados nos dias 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, às 10h, pelo Google Meets, com os educadores do Sesc Pinheiros: Raquel Martins, Carlos Rezende e Denivaldo Cunha.

 

CÊRIMONIA PARA A QUIETUDE

A artista e professora de Artes Corporais Chinesas Danielli Mendes realiza uma vivência corporal terapêutica por meio dos exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa. Associados a coreografias simples e simbólicas, eles prometem harmonizar o organismo, equilibrar a atividade física e mental, restaurar a força e a flexibilidade, fortalecendo a saúde. Entre as questões desenvolvidas ao longo dos encontros estão a melhoria do movimento respiratório e o equilíbrio das emoções. Os encontros acontecem dias 21, 28 de janeiro e 4 de fevereiro, das 10h às 12h, pela plataforma Teams.

 

CUIDAR PARA O TRIATHLON

Os entusiastas e praticantes de triathlon, corrida e natação de águas abertas terão a chance de participar de uma proposta que busca buscar auxiliar a compreensão do esporte de forma completa, distanciando-se da visão de três modalidades separadas e dando ênfase aos cuidados adjacentes aos treinos que envolvem nadar-pedalar-correr. Neste sentido, serão abordados temas como preparação física, treinos regenerativos, além de aspectos que cuidam da saúde da pessoa de forma mais integral. Elaborada por Luiz Coelho, assistente técnico da GDFE (Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo) do Sesc SP, e Bruna Mahn, uma das principais triatletas brasileiras de longa distância, a atividade será realizada nas quintas, de 21 de janeiro a 11 de fevereiro, das 19h30 às 21h, na plataforma Teams.

 

MENTE QUIETA

PRÁTICAS ORIENTAIS PARA O CUIDADO

A atividade trata os aspectos do cuidado a partir de sua abordagem na cultura oriental, por meio de exercícios de concentração e relaxamento, técnicas de automassagem, exercícios para a melhora da rotina de sono, entre outras. Ela conta com mediação do educador Josiander Arakaki (Miague) e será realizada no sábado, 23, às 10h30, na plataforma Teams.

 

MEDITAÇÃO EM CASA

A vivência aborda técnicas e cuidados para a meditação em casa, ressaltando os benefícios da prática para a saúde física e mental. O encontro com Patrício Morin Molet, professor de Yoga, acontece sábado, 30 de janeiro, às 16h, via Zoom.

 

YOGA PARA CORPOS URBANOS: COMO DESCANSAR O INDESCANSÁVEL

Preparado pelo professor Danilo Patzdorf, este ciclo de quatro aulas práticas do yoga são direcionadas a pessoas que estão se sentindo esgotadas. Nosso objetivo é oferecer acolhimento, ações e reflexões para investigarmos por quais motivos (pessoais, sociais ou políticos) a vitalidade está cada vez mais consumida pelo cotidiano. Em cada aula, serão realizados experimentos com diferentes ferramentas de autocuidado e introspecção que poderão ser incorporadas ao dia a dia das pessoas participantes, de acordo com os temas: o corpo esgotado; o corpo sentado; o corpo carente; e o corpo distraído. Os encontros ocorrem de terça a sexta, de 9 a 12 de fevereiro, das 20h às 21h30, pela plataforma Teams.

 

YOGA E ALIMENTAÇÃO

O minicurso elaborado por João Vieira, professor de yoga, aborda a relação entre yoga e alimentação e o quanto nossas escolhas alimentares afetam nossos corpos e a saúde do planeta. O curso será realizado em 6 de fevereiro, sábado, às 15h, na plataforma Zoom.

 

CORAÇÃO TRANQUILO

PLANTAR, COLHER, RESPIRAR

A artista Dona Jacira compartilha sua relação com a horta que tem em casa, bem como cuidados e dicas que ela aplica para mantê-la saudável e como esse contato com as plantas e hortaliças refletem no seu bem-estar. Dona Jacira é artista, educadora, guardiã das histórias, mãe dos cantores Emicida e Fióti, bordadeira, poetisa e autora do livro “Café” - publicação da editora LiteraRUA. O vídeo estará disponível a partir de 13 de fevereiro, sábado, às 16h, no youtube do Sesc Pinheiros.

>>> Para mais informações sobre o Sesc Verão 2021, acesse www.sescsp.org.br/sescverao