Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Com a palavra, elas!

O Sesc Sorocaba realiza mais uma edição do projeto Mulheres da Palavra neste sábado, dia 16/01, às 19h. Desta vez, o sarau conta com a mediação da poeta e cronista Dayan Marchini, autora do livro Poesie-se (2019). O encontro acontece online, numa transmissão ao vivo no Instagram do Sesc Sorocaba e reúne diversas mulheres da região para compartilhar suas artes literárias, além de dar espaço para que o público possa declamar e comentar seus próprios textos.  

O incentivo à escrita feminina sempre foi o objetivo do Mulheres da Palavra, que surgiu ainda de forma presencial, em 2020, no Mulheria – projeto anual do Sesc Sorocaba, que traz a programação de março voltada à representatividade feminina e às questões do “ser mulher”. 

Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba e uma das organizadoras do sarau, afirma que “é de extrema importância manter ativo o movimento literário feminino independente; dar visibilidade e fortalecer laços entre mulheres escritoras e aspirantes a escrita, já que escrever é um ato de emancipação da mulher e um meio de dar voz a diversas expressões femininas”.   

Os encontros do Mulheres da Palavra são direcionados a escritoras, profissionais ou amadoras, e a todas as mulheres que se interessam pelo universo literário feminino no geral. Além da troca de escritos pessoais entre o público, o projeto também homenageia grandes escritoras, como foi o caso da edição especial em homenagem ao centenário de Clarice Lispector.  

Dayan, mediadora desse próximo encontro, sabe que a escrita revela muito valor social. “Escrita pra mim é libertação e ato político. Incentivar mulheres e ter mulheres ativas na literatura é abrir lugar de fala, de representatividade e registro sociológico. Escrita é afago, acolhimento e também é denúncia”, aponta a escritora.  

Além de Dayan, outras escritoras participarão do sarau, são elas: Maria Ávila, Rafaela Chor, Bruna Modesto, Paloma Ribeiro, Poeta Valentine, Mariana Madelinn, Carla Pecegueiro e Suzana Martins.

Para assistir e participar, acesse instagram.com/sescsorocaba.