Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Biblioteca de Dança online no Sesc Avenida Paulista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros dançantes. Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, o elenco narra/performa coreografias que assistiram e marcaram suas vidas. Ao redor das mesas da biblioteca, artistas e públicos compartilham diferentes "contações coreográficas de histórias" de modo íntimo e relacional.

Em cada local onde foi realizada, a Biblioteca de Dança contou com um grupo de artistas locais que compuseram o conjunto de livros dançantes.

No formato online, o trabalho reune pela primeira vez dez artistas provenientes de variadas cidades do país. Cada um apresenta um capítulo específico de sua performance no trabalho presencial, escolhido e adaptado para essa versão virtual.

São dez capítulos, com cerca de 5 minutos cada, disponibilizados de 20/1 a 21/2, quartas e domingos, às 18h, nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista (Instagram, Facebook e Youtube).

As gravações dos capítulos respeitaram as orientações de prevenção à transmissão da COVID-19.

A Biblioteca de Dança Online convida o público a adentrar nessa biblioteca cujos livros são feitos de movimento e memória, dançados com palavras, gestos e sensações. Um jeito de compor as histórias da dança de modo afetuoso, coletivo e plural.

Neste momento, em que não é possível realizar apresentações cênicas presenciais junto ao público devido à pandemia, ativar memórias de coreografias no ambiente online é uma maneira de torná-las presentes.
 


Conheça os 10 artistas que participarão da Biblioteca de Dança Online:

20/1 (qua) – Matias Santiago
Bailarino e coreógrafo com passagem longa pelo Grupo Corpo (MG) e Balé Teatro Castro Alves (BA), atual coordenador do Balé Jovem de Salvador.

24/1 (dom) – Ruan Wills
Jovem artista carioca, atual bailarino do Balé Teatro Castro Alves (BA).

27/1 (qua) – Diane Ichimaru
Criadora-intérprete fundadora da Confraria da Dança (Campinas/SP), premiada com o APCA (2009).

31/1 (dom) – Vânia Oliveira 
Artista e professora de dança negra especializada em dança de blocos afro da Bahia.

3/2 (qua) – Talita Florêncio
Bailarina interessada em improvisação como criação em dança e especializada em práticas corporais terapêuticas.

7/2 (dom) – Fábio Osório Monteiro
Artista baiano com solos que investigam os lugares do corpo negro na cena e as concepções da arte como trabalho na nossa sociedade.

10/2 (qua) – Rosângela Alves 
Artista integrante do Coletivo Zona Agbara (SP), interessado na pesquisa de uma dança negra, gorda e periférica, atua também como professora de educação infantil.

14/2 (dom) – Luiz Thomaz Sarmento
Bailarino e coreógrafo de Belém do Pará, atual professor do curso de licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

17/2 (qua) – Fabiana Balduína (FaBgirl)
Dançarina, coreógrafa, pesquisadora e fundadora do primeiro grupo de breaking formado só por mulheres do Distrito Federal.

21/2 (dom) – Cláudia Muller
Artista da dança e pesquisadora, atua como professora doutora do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG).