Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cuidar em todos os sentidos

Não são poucas e nem superficiais as lições que este impensável ano de 2020 deixa. Houve um recolhimento inesperado e, com isso, foi necessário aprofundar percepções sobre nós mesmos, nosso cotidiano, nossos hábitos, nossas relações, enfim, sobre as condições de vida no planeta. Assim, a dimensão do cuidado, que parte do indivíduo, se ampliou para todas as relações.

O mundo precisou se adaptar e aprender a viver de uma nova maneira. As tecnologias passaram a fazer ainda mais parte da vida de todos, seja para o trabalho, para os estudos, para encontros virtuais e muitas outras tarefas do dia a dia. Conectados, encontramos novas formas de interação para estar juntos mesmo à distância. Mas como ficaram de fato as relações nesse período? A relação com a gente mesmo, com o outro, com o ambiente, com a natureza? O mundo virtual foi suficiente para atender as nossas necessidades de interação?

Pensando nisso, o Sesc Verão 2021 propõe momentos de atenção ao cuidado e à qualidade das conexões, por meio dos sentidos que aparecem combinados aos elementos da natureza. Éter, ar, fogo, água e terra refletem o universo dentro do nosso corpo através da audição, tato, visão, paladar e olfato. Segundo o Ayurveda, o homem é um microcosmo, ou seja, possui um universo dentro de si mesmo, o qual é sensível às forças cósmicas do ambiente exterior, o macrocosmo ou Universo. Cada elemento apresenta uma relação direta com os órgãos dos sentidos e os mediadores de percepção. E o equilíbrio entre eles é importante para a manutenção da saúde e para o tratamento das doenças.

​​​​​​​Entre janeiro e fevereiro, a programação do Sesc Avenida Paulista explora a relação dos nossos sentidos com os elementos, para reforçar a importância da atividade física ao levar a mensagem da busca pelo cuidado relacionado ao indivíduo e à sociedade com foco na saúde e no bem-estar.

AUDIÇÃO | ÉTER
No corpo humano há muitas manifestações do elemento éter, como os espaços da boca, nariz, esôfago, estômago, tórax, intestino, vasos, tecidos e células. Para se comunicar verbalmente de forma compreensível, é preciso que os ouvidos expressem a ação através dos órgãos da fala. Portanto o sentido da audição (ouvidos, língua, boca, cordas vocais, ato de falar), que é o meio pelo qual o som é transmitido, está relacionado a esse elemento.

TATO | AR
Ar é o éter em movimento. No corpo humano, o ar está presente no movimento dos músculos, nas batidas do coração, na expansão e contração dos pulmões, nos movimentos e contrações do estômago e intestinos e nas atividades do sistema nervoso central, no que diz respeito aos movimentos das células nervosas. O sentido do tato (pele, mãos, ato de segurar) está relacionado ao elemento ar.

 

VISÃO | FOGO
O éter se manifesta em fogo. No corpo humano, este elemento está presente no sistema digestivo e representa o metabolismo, que é fonte de calor. Nas atividades cerebrais, o fogo manifesta-se como a inteligência. A visão (olhos, a retina que percebe a luz, os pés, ato de caminhar) está relacionada ao elemento fogo. Os olhos gerenciam o ato de caminhar.

 

PALADAR | ÁGUA
O elemento fogo ao fornecer calor dissolve elementos etéreos (éter), que se liquidificam, formando a água. Esse elemento manifesta-se nas secreções, sucos digestivos, glândulas salivares, mucosas, na parte líquida do sangue (plasma) e citoplasma. A água é vital para o bom funcionamento do corpo humano. Neste caso, o paladar (língua, ato de procriar) está relacionado ao elemento água.

 

OLFATO | TERRA
O elemento Terra representa as estruturas sólidas do corpo como os ossos, músculos, tendões, cartilagens, unhas, pele, cabelos e tecidos. A terra está relacionada ao olfato (nariz, excreção, ânus). O nariz está relacionado com a excreção. Isso é demonstrado por um paciente que sofre de prisão de ventre (constipação) ou cólon obstruído: geralmente ele possui mau hálito e seu olfato é fraco ou inexistente.



Aromaterapia, CNV (Comunicação Não Violenta), Yoga ao Som de Taças Tibetanas, Respiração Contra Opressão, Mindful Eating (Comer Consciente), Meditação Guiada, Automassagem Biodinâmica e muito mais estarão na nossa programação do Sesc Verão 2021.
 

Acompanhe as redes sociais do Sesc Avenida Paulista e fique por dentro de tudo que vem por aí!


Facebook (facebook.com/sescavpaulista)
Instagram (instagram.com/sescavenidapaulista)
YouTube (youtube.com/sescavenidapaulista)
Twitter (twitter.com/sescavpaulista)