Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Verão 2021: Cuidar Faz Bem!

Não são poucas e nem superficiais as lições que o impensável ano de 2020 nos deixou. Tivemos que nos isolar e, recolhidos, tivemos a oportunidade de aprofundar percepções sobre nós mesmos, nosso cotidiano, hábitos e relações. Essa oportunidade de aprofundamento se estendeu para questões ligadas ao meio ambiente e às próprias condições de vida no planeta. Nos vimos diante de uma ameaça que exigiu uma adaptação severa na vida de pessoas de todo o mundo. 

As dimensões individual e coletiva de bem-estar dispostas nos documentos que forjaram a Organização Mundial da Saúde se mostraram desafiadas com uma intensidade que não se viu desde a criação desse organismo internacional.    

Neste cenário, impactados por um momento da história completamente peculiar e desafiador, trazemos para o SESC VERÃO 2021 o CUIDADO como valor a ser ecoado pelo tema da campanha, nas diversas dimensões que o conceito permite explorar, partindo do autocuidado e se ampliando para as relações, com o outro e com o meio.  

Em sua 26ª edição, o Sesc Verão acontece entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2021. A programação ocorre de maneira híbrida, com atividades no ambiente digital (abertas ao público) e no ambiente físico (com restrições: apenas para alunos matriculados e por agendamento). E pretende levar às pessoas uma mensagem: CUIDAR FAZ BEM. Cuidar de si, do outro e das relações, do meio onde se vive, por onde se transita.  

Vale ressaltar que todas as atividades realizadas fisicamente nas unidades seguirão as recomendações do Plano São Paulo, estabelecido pelo governo estadual, e pelas determinações das prefeituras municipais, adotando as precauções necessárias para diminuir o risco de contágio e propagação do novo Coronavírus.  

Para acompanhar a programação completa do Sesc Verão 2021, siga o canal oficial do Sesc São Paulo no YouTube (youtube.com/sescsp), o perfil do esporte no Instagram (@esportesescsp) e as próprias redes sociais de cada uma das unidades (veja a lista de todas aqui). Além disso, por meio das hashtags #SESCVERÃO #CUIDARFAZBEM, você fica por dentro de tudo o que vai rolar durante a campanha.  

Para que você não perca nenhum detalhe, reunimos abaixo algumas dicas da programação deste ano:  


Online  

AUTOCUIDADO EM QUADRINHOS  
Sesc  Carmo   

Uma série em quadrinhos publicada nas redes sociais do Sesc Carmo resgata historicamente o termo "autocuidado", ligado ao feminismo negro na década de 80, e traz reflexões sobre o autocuidado como necessidade coletiva, para além das individualidades e das práticas de consumo. Com Flávia Borges.   

18/1 a 1/2, segundas e quintas, publicações no Facebook (facebook.com/sesccarmo) e Instagram  (instagram.com/sesccarmo). 

 

JOGOS CEREBRAIS PARA IDOSOS (ROTINA SEMANAL DE CUIDADO)  
Sesc  São Caetano   

Nesta ação, a saúde física e mental é estimulada por meio de uma proposta divertida. Exercícios físicos leves, desafios e jogos cerebrais são trabalhados em uma aula online com o objetivo de manter a mente e o corpo ativos. Com educadores do Sesc. 

18/1, segunda, das 14h30 às 15h30, no Facebook (facebook.com/sescsaocaetano). 

 
SPA EM CASA! 
Sesc  Interlagos   

O público é convidado a se permitir momentos de autocuidado ao realizar práticas simples, mas muito efetivas, com o uso de ingredientes costumeiramente presentes na cozinha e encontrados no supermercado ou feira livre. A série de oito vídeos é voltada especialmente para o público do Trabalho Social com Idosos (TSI), mas todos podem acompanhar. Com Careimi  Assmann.   

19/1 a 12/2, terças e sextas, das 11h às 12h, publicações no YouTube (youtube.com/sescinterlagos), Facebook (facebook.com/sescinterlagos) e Instagram (instagram.com/sescinterlagos). 

 

EMBARCAÇÕES: CUIDADOS NO MAR 
Sesc Santos 

A série, em quatro episódios, traz discussões, trocas de ideias e experiências relacionadas aos Esportes Náuticos, debatendo questões de segurança, saúde, inclusão, acessibilidade e trabalhos sociais. Com especialistas do segmento dos esportes náuticos.   

De 19/1 a 9/2, terças, das 20h às 20h30, no YouTube (youtube.com/sescemsantos). 


SABER CUIDAR 
Sesc  Bom Retiro   

Com quatro encontros, este curso online é dedicado a reflexões sobre cuidar de si, cuidar do outro e cuidados coletivos. Serão abordados os seguintes temas:  Saúde integral, Saúde mental com foco na pluralidade das infâncias e Cuidados coletivos. Com diversos especialistas. 

20/1 a 10/2, quartas, das 19h às 21h, pela plataforma Microsoft Teams. Inscrições a partir de 13/01 em inscricoes.sescsp.org.br


MINDFULNESS - FOCAR EM SI COM ESPAÇO KI  
Sesc  Santo Amaro   

O curso apresenta o Mindfulness, prática que tem o objetivo de desenvolver a habilidade de se estar consciente das experiências no momento presente. Com o Mindfulness, o público aprende a lidar com as situações (boas ou ruins) de forma inteligente em vez de simplesmente reagir de forma automática. Instrutora certificada: Beatriz Azevedo   

22/1 a 19/2, sextas, das 12h às 13h, publicações no YouTube (youtube.com/sescsantoamaro), Facebook (facebook.com/sescsantoamaro) e Instagram (instagram.com/sescsantoamaro). 


ATIVIDADE FÍSICA E BEM-ESTAR - DESAFIOS NA PANDEMIA  
Sesc Registro  

O esporte e a atividade física dentro do contexto do isolamento social e pandemia e os reflexos para a saúde do corpo e da mente são os temas deste bate-papo com Márcio Atalla, professor de Educação Física. Mediação  de Ney Martins. 

22/1, sexta, das 19h às 20h, no YouTube do Sesc Registro.  


ESPORTE E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS 
Sesc  Santo André   

A série de podcasts "Esporte em Diálogo" traz reflexões sobre os benefícios do Esporte para a saúde física e mental de pessoas com deficiência, na medida em que amplia a força, a coordenação motora e o equilíbrio, além de possibilitar a sociabilização entre os envolvidos e proporcionar a independência no dia a dia e a autoestima. Com José Júlio Gavião Almeida e David Farias.    

29/1, sexta, das 15h às 16h, no YouTube (youtube.com/santoandresesc).

 
COMUNIDADE DO CORPO: MEDITAÇÃO E RELACIONAMENTOS 
Sesc  24 de Maio   

Serão dois encontros com Gustavo Gitti, coordenador do olugar.org, comunidade online que reúne pessoas de todo o Brasil dispostas a experimentar práticas de florescimento humano em meio à vida cotidiana. Ele mostra práticas que reconectam as pessoas com sua bondade natural, cultivam relaxamento no corpo, estabilidade na atenção e qualidades amorosas que podem transformar nossos relacionamentos. Mediação: Pedro Consorte. 

2 e 4/2, terça e quinta, das 19h30 às 21h30, pela plataforma Zoom. Inscrições a partir do dia 26/1 em inscricoes.sescsp.org.br

 

SABER CUIDAR - DO PENSAMENTO À AÇÃO! COM LEONARDO BOFF
Sesc Consolação

Bate-papo com Leonardo Boff, doutor em teologia pela Universidade de Munique, sobre os cuidados que precisamos dispensar ao planeta a partir das nossas ações diárias. O que o nosso pensar, sentir e fazer afetam na constituição da humanidade e como ler nas entrelinhas as questões socioambientais que a pandemia nos proporcionou.

Dia 11/2, quinta, às 19h, no YouTube do Sesc Consolação, com tradução em libras. A partir de 16 anos


DE DENTRO PRA FORA E VICE-VERSA: AUTOCUIDADO, RELAÇÕES HUMANAS E EMANCIPAÇÃO  
Centro de Pesquisa e Formação   

Este ciclo de palestras aborda temas transversais sobre o cuidar de si, do outro e da sociedade, como as práticas corporais alternativas; mídias sociais e vulnerabilidades; manifestações corporais afrobrasileiras; e lazer e emancipação. Com Philipe Rodrigues, Adriano De Lavor, Ana Claudia Peres, Altair dos Santos Lira, Maria Clareth Gonçalves Reis e Fernando Mascarenhas. 

8 a 11/2, segunda a quinta, das 10h30 às 12h, pela Plataforma Microsoft Teams. Inscrições por meio do site do CPF Sesc, dia 28/1, quinta-feira, às 14h. Vagas limitadas.  


FALA QUE EU NÃO TE ESCUTO - O PALHAÇO E O PSICANALISTA  
Sesc  Parque Dom Pedro II   

Bate-papo sobre o livro "O palhaço e o psicanalista", de Christian Dunker e Claudio Thebas. O psicanalista Christian Dunker e o ator Cláudio Thebas abordam neste livro, com bom humor e profundidade, um tema comum para ambos os ofícios: como escutar os outros? Como escutar a si mesmo? E como a escuta pode transformar pessoas?
  
13/2, sábado, das 17h às 18h, no YouTube e Facebook (facebook.com/sescpqdompedro).  

 

Presencial  

PASSEIO CICLÍSTICO
Sesc Sorocaba 

O destino será a cidade de Salto de Pirapora, explorando a ciclovia da Rodovia João Leme dos Santos e trilhas nas imediações. O trajeto tem cerca de 35 quilômetros e intensidade moderada com aclives e declives e variações de terreno com duração aproximada de 3 horas. Com educadores de atividades físico-esportivas do Sesc. 

6/2, sábado, das 7h às 10h, inscrição a partir de seleção prévia (destinado a alunos do Programa Sesc de Esportes). 

 

Presencial com transmissão ao vivo  

AULAS ESPECIAIS COM EDUCADORES ESPORTIVOS  
Sesc  Santo Amaro   

Aulas especiais de yoga, práticas corporais, alongamento, lutas e dança com educadores do Sesc Santo Amaro, com 50 minutos de duração para no máximo 25 alunos matriculados nos cursos físico-esportivos da Unidade, mediante agendamento.    

5 e 12/2, sextas, das 17h20 às 18h20, transmissão ao vivo no Facebook (facebook.com/sescsantoamaro). 



O surgimento do tema ‘Cuidar Faz Bem’ 

Realizada desde 1995, o Sesc Verão é uma campanha conduzida pela área de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc São Paulo, que tem como pressupostos o incentivo à inserção da prática regular de atividades físicas e esportivas no dia a dia das pessoas e a difusão da cultura esportiva.  

No atual contexto em que ainda estamos imersos, com uma pandemia em ascensão, a consciência acerca dos benefícios da prática regular de atividade física ganhou enorme relevância, a ponto de impactar, inclusive, a resposta de cada organismo no combate ao vírus por quem toma contato com ele. Da mesma forma que os bons hábitos de alimentação, a gestão do tempo, a fruição da cultura em suas múltiplas linguagens, o diálogo com a tecnologia, as questões ligadas ao equilíbrio emocional.

Mas o bem-estar não se encerra no indivíduo, isoladamente. Somos relacionais. Assim, o cuidado com o outro, com o lugar em que vivo, por onde passo diariamente, importa muito. E exige atenção, cuidado. Essas são constatações irrefutáveis, dentro do universo das incertezas em que nos encontramos.  

Cuidar faz bem. Para reproduzir esse mantra nos próximos 30 dias, teremos um grande repertório de ações, com programações diversas, que retratam o fazer cotidiano com o sentido e a personalidade que o Sesc São Paulo imprime há muitos anos, e que se torna cada dia mais necessário. 
 
Bom Sesc Verão a todos!


@esportesescsp no Instagram 

No perfil @esportesescsp, no Instagram, você encontra diversas aulas, lives e informações sobre as mais diversas modalidades esportivas e atividades físicas, além de conteúdos voltados para a qualidade de vida e bem-estar. 

Durante o Sesc Verão 2021, o canal apresentará diariamente uma programação especial com atividades preparadas pelos educadores e educadoras de cada uma das Unidades Sesc São Paulo. Siga o perfil, acompanhe as publicações e continue #emcasacomsesc, se mantendo em segurança, com saúde e bem-estar físico e emocional.