Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc SP doa 26 toneladas de alimentos para instituições sociais

No dia 17 de março o Sesc São Paulo fechou as portas de suas unidades para prevenir o risco de transmissão direta do novo Coronavírus. Isso colocou a instituição diante de situações inéditas, que precisaram ser solucionadas de forma rápida e efetiva.

A partir da decisão de suspender o funcionamento das unidades, uma das preocupações mais urgentes foi realizar destinação dos alimentos que seriam utilizados nas Comedorias. Cada unidade fez o levantamento de seu estoque para separar os itens perecíveis e com data de validade próxima. A ação resultou na doação de 26 toneladas de alimentos para 148 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o estado de São Paulo.

Preparar as 5 milhões de refeições e os 9 milhões de lanches servidos anualmente nas 39 unidades do Sesc SP que possuem serviços de alimentação requer muito planejamento e trabalho nos bastidores. As equipes estavam prontas para cumprir a tarefa de preparar os itens que seriam servidos para as milhares de pessoas que frequentam as Comedorias todos os dias – somente nas unidades que tem restaurantes, são atendidas em média 17 mil pessoas por dia – , por isso, os estoques estavam abastecidos com os suprimentos necessários para preparar os cardápios da semana seguinte, inclusive com itens muito perecíveis como frutas, legumes e verduras.

Foi um desafio diferente. Em um contexto normal, a rede do Mesa Brasil estaria pronta para receber estes alimentos. A questão é que o cenário da pandemia mudou também a dinâmica de funcionamento das instituições atendidas. Muitas creches e centros de convivência já haviam fechado suas portas como medida de prevenção. Então, além de identificar e selecionar tudo o que precisaria ser doado, foi necessário traçar um plano de distribuição especial, que levava em consideração quais instituições estavam abertas e a capacidade de cada uma absorver os diferentes tipos de doações.

Outro desafio foi a necessidade de trabalhar com equipes reduzidas. Para não expor funcionários que fazem parte de grupos de risco, tomou-se a precaução de afastar essas pessoas do trabalho presencial.

Equipe do Sesc Campinas realizando a separação dos alimentos para doação.

 

Em uma força tarefa, com roteiros especiais de retirada e entrega, algumas unidades assumiram a coleta em regiões que não fazem parte de sua abrangência habitual. Na capital, o Sesc Carmo e a equipe do CECAM (Centro de Captação e Armazenagem do Mesa Brasil) assumiram a maior parte das coletas. O Sesc Itaquera realizou o recolhimento das doações do Sesc Guarulhos.

No total, os alimentos complementaram as refeições de 22.693 pessoas. As equipes seguem monitorando os estoques para avaliar a necessidade de novas distribuições.

**

O Mesa Brasil Sesc São Paulo é um programa permanente de combate à fome e ao desperdício. Todos os dias recolhe alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que continuam próprios para o consumo, e distribui para instituições sociais que necessitam complementar refeições servidas diariamente para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Há mais de 25 anos, o Mesa Brasil busca onde sobra e entrega onde falta: são toneladas de alimentos que, ao invés de serem descartados, chegam à mesa de quem mais precisa.


Além disso, o programa realiza ações educativas que capacitam as equipes das instituições atendidas para o melhor uso das doações. São cursos e oficinas que abordam, entre outros temas, a alimentação saudável, o preparo de refeições, aproveitamento integral dos alimentos, elaboração de cardápios e boas práticas na cozinha.

Sabia mais em sescsp.org.br/mesabrasil