Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Independente e Coletiva é o tema da 3ª edição do projeto Mulher de Palavra no Sesc Bom Retiro

O Sesc Bom Retiro apresenta entre março e julho de 2020 a terceira edição do projeto Mulher de Palavra, com o tema Independente e Coletiva. Com cocuradoria do Coletivo Sycorax, que realizará os ciclos de leituras, o projeto voltado à difusão de obras literárias contemporâneas escritas por mulheres contará com oficinas, contações de histórias e uma Feira de Livros com editoras e escritoras independentes na abertura do projeto que será dia 14/3, a partir do meio-dia.

O projeto, que propõe discutir questões ligadas ao feminino e as conjunturas sociais que o cercam, teve início em 2019, com duas edições (março e outubro) e foi idealizado com o desejo de estimular que mais obras femininas sejam lidas, discutidas e publicadas, além de dar protagonismo e um espaço de debate e trocas de experiências entre autoras mulheres.

"O Sesc mantém o compromisso de difundir diferentes linhas de pensamento e vertentes artísticas, além de fomentar a reflexão sobre temas importantes para a sociedade", conta a curadoria do Sesc Bom Retiro.

Para o ciclo de leituras, que conta com a cocuradoria do Coletivo Sycorax, será abordado um livro diferente a cada encontro e contará com mediação e convidadas. "Neste ciclo de leituras e oficinas, propomos reunir autoras, tradutoras, ativistas e público em geral para debater obras literárias capazes de abordar as formas como diferentes mulheres concebem maneiras de estar no mundo que desafiam, debatem e dialogam com esses ataques", explica o Coletivo.

FEIRA DE PUBLICAÇÕES

No dia 14/3, a Feira de Publicações contará 30 selos independentes que foram convidados especialmente para dar pluralidade ao projeto, estão confirmadas publicações dos seguintes selos/editoras:

Bazar do Tempo
Boitempo
Carochinha
Coletivo Veredas e Instituto Lukács
Dita
Edições Jabuticaba
Editora Incompleta
Elefante
Expressão Popular
Grandir
Hoo Editora
Kuanza
Lote 42
Mazza
Movimento Literário
Nós
Nosotros
Padê Editorial
Patuá
Polen
Pulo do Gato
Quelônio
Quintal
Selo do Burro
Tenda de Livros
Todavia
Veneta

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CICLO DE LEITURAS

Os livros abordados nos Ciclos de Leituras – assim como os livros das edições anteriores – estarão disponíveis para empréstimo na Biblioteca do Sesc Bom Retiro: "Escolhemos histórias permeadas de sujeitos femininos (...) com isso em mente, buscamos autoras latino-americanas, caribenhas e brasileiras ", completa o coletivo.

Eu, Tituba, bruxa negra de Salém, de Maryse Condé, tradução Angela Melim, editora Rosa dos Tempos

Bem-vindos ao paraíso, de Nicole Dennis-Benn, tradução de Heci Candiane, Editora Morro Branco

A fúria, de Silvina Ocampo, tradução de Livia Deorsola, Companhia das Letras.

A mão esquerda da escuridão, de Ursula Le Guin, tradução Susana Alexandria, editora Aleph

Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, editora Ática, e Notas sobre a fome, de Helena Silvestre

OFICINAS DE ESCRITA


Angélica Freitas ministrará a oficina "A Mulher é uma Construção"

As oficinas, exclusivas para mulheres, irão abordar assuntos em torno do empreendedorismo; em A Mulher de Construção, as participantes serão estimuladas a criar histórias sobre a mulher; já em Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva, com coletivo Sycorax, a proposta é fazer um exercício de abordagem sobre a história de perseguição às mulheres na Europa e América.

Conheça toda a programação do projeto Mulher de palavra: independente e coletiva aqui.

Texto: Aine Costa, Paulo Dias e Geraldo Ramos Jr.