Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para escutar e brincar a brincadeira da criança


"Uma das grandes felicidades da criança é quando o adulto está perto dela, sem ficar dirigindo. Como coadjuvante, brincar a brincadeira da criança".

O educador Severino Antônio dá uma preciosa dica para os pais, nesses tempos em que muitas crianças e adultos estão tendo a oportunidade (antes tão rara!) de reaprender a conviver juntos em casa. 

Ele esteve presente em diversas unidades do Sesc em 2019, durante o Ciclo Educar Hoje, que integra as ações do programa Curumim. Nessa última edição, o ciclo reuniu educadores de diferentes áreas e propôs a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade, trazendo como tema "A Importância da Escuta". 

Saber escutar de forma atenta, isenta e empática é fundamental para estabelecer conexões em qualquer âmbito da vida, seja social, profissional ou familiar. A escuta afetiva pode trazer reflexões e até mesmo transformar comunidades, bairros, cidades e a sociedade. Neste momento em que lidamos ao mesmo tempo com distanciamento social e convívio familiar intenso, ela se faz ainda mais necessária. 

Além do poeta Severino Antonio, diversos educadores participaram do Ciclo Educar Hoje em 2019. Reunimos os vídeos com seus depoimentos sobre a importância do ato de escutar para convivermos melhor. Agora que temos tempo, podemos apurar nossa escuta:

Bel Santos Meyer, pedagoga e educadora social

 

Adriana Friedmann, pedagoga e doutora em Antropologia


Moacir Gadotti, filósofo e pedagogo


Carlos Rodrigues Brandão, psicólogo e antropólogo


Miguel Arroyo, sociólogo


 

Brincar com música 

Para quem sentir falta de uma trilha sonora na hora de "brincar a brincadeira da criança", é só se ligar na playlist Música para Crianças, criada especialmente pelo Selo Sesc

Acesse:

---

As unidades do Sesc seguem temporariamente fechadas para contribuir com a prevenção ao Coronavírus, mas o projeto educativo segue ativo na internet. Seguimos juntos no portal e nas redes sociais. Acompanhe!