Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um grito coletivo latino-americano

Por Roberta Della Noce*

Uma playlist de músicas latino-americanas que contempla diferentes estilos musicais e dá voz a artistas de uma geração que se organiza em coletivos. Jovens feministas se juntam a nomes consagrados para cantar temas que falam de lutas, movimentos e campanhas feministas que são a vanguarda política da última década (Ni una menos, Vivas nos queremos e El violador eres tú/Las Tesis). Canções de lutas. Lutas negras e dos povos originários da América Latina, lutas por territórios, pelo aborto legal, pela resistência ao patriarcado, pela igualdade de gênero, pela liberdade sexual e até por nos mantermos vivas diante dos números crescentes de feminicídios em toda a América Latina.

As mulheres ocuparam as ruas e ocuparam seus lugares na música trazendo denúncia e protesto em canções de todos os gêneros musicais, do samba ao reggaeton, do pop ao rap, da MPB aos ritmos caribenhos. A música pode se converter na melhor janela para expor as nossas dores, angústias, conquistas e esperança no porvir.

A playlist “Nós mulheres” apresenta esse grito feminista latino-americano, que esteve entalado em tantas gargantas, por tanto tempo, e que agora ecoa do Sul ao Caribe. A Latino America das mulheres nunca esteve tão organizada e tão musical. Vivas (e cantando) nos queremos! 

*Roberta Della Noce é comunicóloga, coordenadora de comunicação do Sesc Avenida Paulista e integra a comissão de curadoria do encontro internacional Nós Tantas Outras, além de colaboradora da playlist Nós Mulheres.

--