Postado em
É tempo de ler! Conheça as histórias e as obras de 8 escritoras – Acervo Revista E
Poetas, ensaístas, pensadoras, críticas, romancistas, cronistas, contadoras, enfim, escritoras. Em tempos de reflexão, nós reunimos uma série de matérias sobre perfis de diferentes escritoras ao longo dos últimos dez anos.
Amplie o repertório e adicione mais estes nomes na sua biblioteca.
CORA CORALINA
Poetisa e contista brasileira, Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida como Cora Coralina, teve seu primeiro livro publicado em 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos. Doceira de profissão, produziu uma obra poética com motivos do cotidiano do interior brasileiro.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5678_CORA+CORALINA
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de fevereiro de 2012.
SYLVIA PLATH
Confissões, angústias, lembranças, hermetismo, sarcasmo, ferocidade. Esses são alguns elementos que tornaram a poeta, romancista e contista norte-americana, Sylvia Plath e seus versos mitos literários. De relações conturbadas com o marido ao seu suicídio em 1963, os poemas de Sylvia Plath, pelos quais é mais conhecida, escancaram seus sentimentos mais íntimos de vida.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/8377_ENTRE+LUZ+E+SOMBRA
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de novembro de 2014.
SUSAN SONTAG
Ensaios, romances, textos críticos, atuação forte e constante fez a escritora, crítica de arte e ativista americana Susan Sontag, ir além do círculo intelectual norte-americano, tornando-se uma expressiva voz internacional.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/8584_SOBRE+FOTOGRAFIA+ARTE+E+POLITICA
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de dezembro de 2014.
CAROLINA MARIA DE JESUS
Conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960, Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/8626_CAROLINA+MARIA+DE+JESUS
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de janeiro de 2015.
ANA CRISTINA CESAR
Poeta, crítica literária, professora e tradutora brasileira, Ana Cristina Cesar é considerada um dos principais nomes da literatura marginal da década de 1970.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/9997_POETICA+DO+ENCANTO
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de junho de 2016.
SIMONE DE BEAUVOIR
Escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. A obra de Simone de Beauvoir segue despertando curiosidade e interrogações.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/11061_UMA+MULHER+DE+OPINIAO
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de julho de 2017.
HILDA HILST
Poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, Hilda Hilst não se deixava enquadrar, nem categorizar em pensamentos ou discursos institucionalizados.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/11751_HILDA+HILST
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de fevereiro de 2018.
MAURA LOPES CANÇADO
Com dois livros publicados em sua trajetória, Hospício é Deus (1965) e O Sofredor do Ver (1968) a escritora mineira Maura Lopes Cançado registra em primeira pessoa as suas vivências nas instituições psiquiátricas.
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/13106_VIAGEM+ALUCINANTE
Matéria publicada na seção Perfil da Revista E de abril de 2019.