Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Assista ao Concerto de abertura da temporada 2020 da Osesp

Osesp regida por Thierry Fischer em comemoração aos 20 anos da Sala São Paulo. Foto: Mariana Garcia
Osesp regida por Thierry Fischer em comemoração aos 20 anos da Sala São Paulo. Foto: Mariana Garcia

Nesta quinta-feira, 5 de março, às 20h30, o Sesc transmite ao vivo por meio de seu Portal e de sua página no Facebook o concerto de abertura da Temporada 2020 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), diretamente da Sala São Paulo. Este é o segundo ano da parceria entre as duas instituições que tem como base as transmissões digitais geradas pela orquestra paulista.

Para este concerto inaugural, que marca a estreia do suíço Thierry Fischer como regente titular e diretor musical, a Osesp toca a Missa Solemnis, considerada uma das obras mais importantes de Beethoven. Participam o Coro da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp e os solistas brasileiros Kismara Pezzati (mezzo soprano) e Atalla Ayan (tenor) e os alemães Michael Nagy (barítono) e Susanne Bernhard (soprano).

Apresentada pela última vez pela Osesp em 2012, a Missa Solemnis combina harmonias arrojadas com uma recriação da polifonia antiga, em desenhos formais inéditos. Segundo Jorge de Almeida em seu ensaio para a Revista Osesp 2020, “o Homem, não Deus, está no centro da obra”.

Os 250 anos de nascimento do compositor alemão definem o trabalho da Osesp ao longo de 2020. Batizada Beethoven 250, a temporada terá um dos maiores ciclos de obras de Beethoven já apresentados no Brasil, além de outros clássicos da música de concerto e composições de autores de nosso tempo. Serão 132 concertos, entre sinfônicos, recitais, de câmara e do Coro da Osesp.

Além desta transmissão de quinta-feira (05 de março), estão previstas outras: em 13 de agosto (Sinfonia nº 4 em Si bemol maior, Op. 60, de Beethoven; Concerto campestre, de Poulenc, e Notations, de Boulez) e em 10 de dezembro, que encerra a temporada (Três Peças para Orquestra, Op. 6, de Berg; Sinfonia nº 8 em Fá maior, Op. 93, de Beethoven; e Assim Falou Zaratustra, Op. 30, de Richard Strauss).

Para mais informações sobre os concertos, visite o site da Osesp.

ABERTURA DA TEMPORADA 2020 | PROGRAMA

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORO DA OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP


THIERRY FISCHER regente
Susanne Bernhard soprano
Kismara Pezzati mezzo soprano
Atalla Ayan tenor

Michael Nagy barítono

Ludwig van BEETHOVEN
Missa Solemnis em Ré Maior, Op.123

Dia 5, quinta, 20h30
Ao vivo sescsp.org.br e facebook.com/sescsp