Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Websérie registra reflexões de artistas e articuladores culturais

Em 2015, o Sesc Rio Preto lançou um desafio: discutir o relacionamento dos indivíduos com a cidade por meio da arte. Esta proposta culminou no BREU, evento que reuniu diversas formas de expressão artística e que modificou o cotidiano de São José do Rio Preto e de seus habitantes, ao longo de 67 dias.

Desde sua abertura, no dia 15 de outubro, o BREU esteve repleto de reflexões e diálogos que enriqueceram ainda mais a proposta do evento.

Algumas destas ideias foram registradas e compiladas na websérie ‎#INQUIETUDES, que traz entrevistas com artistas e pensadores sobre os eixos que permearam a programação: Articulação, Criação, Iniciativa e Ocupações.

Lista de episódios

Episódio #1 - Criação [parte 1]
O primeiro episódio da série #INQUIETUDES apresenta relatos de Vinícius Francês, Lawrence Garcia, David Sabbag e Marcelo Zamora sobre as particularidades na criação de suas obras.

Episódio 2# - Criação [parte 2]
Qual é o caminho percorrido pelo artista entre o surgir de uma ideia e a finalização da sua obra? Imaginação, realidade ou ambas sustentam a inspiração? No segundo episódio da websérie Inquietudes, Isaac Ruy, Jef Telles e André Fernandes narram suas experiências durante o processo criativo de suas produções.

Episódio #3 - Articulação
No terceiro episódio da web série ¿Inquietudes, Danilo Oliveira, Graziela Nunes, juny kp!, Marlon Moreli e Sarah de Carvalho falam sobre articulação cultural dentro de seus respectivos âmbitos de atuação.

Episódio #4 - Iniciativa
Emerson Bad, Kaciane, Bobby Santos e Betânia Menezes falam sobre as iniciativas que representaram no BREU e sobre o poder transformador de uma ideia.

Episódio #5 - Ocupações
Confira depoimentos de Andrea Capelli, Mariana Vaz, Michelle Zulian, Profeta das Cores e Samuel Verona, artistas que buscam levar suas ideias para além das galerias e salas de espetáculo.

Episódio #6 - BREU
Os entrevistados falam sobre sua participação no BREU e revelam como a inciativa do Sesc modificou sua forma de pensar a arte e o meio urbano.