Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

A cultura do comportamento

A melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e serviços, seus familiares e a sociedade em geral constitui objetivo primeiro do Sesc, entidade criada, mantida e administrada pelo empresariado desses setores.
Hoje, essa meta tem-se ampliado para o que consideramos um efetivo trabalho de inclusão social, cuja base encontra-se na formação permanente do indivíduo pelo contato com a cultura e o acesso a bens culturais de qualidade, sob 'diferentes formas.
Nesse sentido, o Sesc de São Paulo tem desenvolvido um amplo programa de atividades voltadas à cultura, esportes, lazer, desenvolvimento infantil, terceira idade, saúde, alimentação, odontologia, meio ambiente e turismo social. Para realizá-las, a rede Sesc possui 28 unidades espalhadas pela capital e interior do Estado, onde são atendidas crianças, jovens, adultos e idosos, com interesses diversificados. Nessas unidades, a convivência assume papel primordial.
Para o empresariado do comércio e serviços, esse aspecto tem fundamental importância, pois reflete uma necessidade contemporânea, cada vez mais urgente, que é a da participação social crítica e do exercício da cidadania.
Assim, a realização dos projetos Bienal de Arte Naïf e Mostra Sesc de Artes - Ares e Pensares contribui de maneira concreta para o desenvolvimento cultural do País e é expressão do espírito de uma instituição preocupada com os valores de seu tempo e com a promoção dos homens e mulheres que dele compartilham.
Para o Sesc de São Paulo, desenvolver a cultura é aliar-se ao desenvolvimento do País. É, portanto, causa que merece todo o nosso esforço e comprometimento.


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo