Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

Dança das Marés
Ivaldo Bertazzo apresentou em outubro, no Sesc Ipiranga, seu terceiro espetáculo com os adolescentes e crianças do Complexo da Maré - conjunto de favelas situado na zona norte do Rio de Janeiro. Em cena, os rituais de passagem da adolescência. "A arte tem sido uma ferramenta na transformação da vida destes jovens, que hoje têm a certeza que seu universo se ampliou", afirma o coreógrafo. O espetáculo conta com roteiro de Drauzio Varella e trilha executada ao vivo pelo grupo mineiro Uakti.
"O espetáculo marca uma outra passagem: do social para o artístico. Embora amador em sua formação, o resultado do trabalho do grupo é requintado e profissional pela seriedade com que é conduzido e realizado"
Um dos depoimentos de adolescentes do Complexo da Maré que compõem o espetáculo Dança das Marés, apresentado em outubro no Sesc Ipiranga

120 Anos de Pinóquio
O Sesc Pompéia promoveu em outubro um grande evento em comemoração aos 120 anos do famoso boneco italiano criado pelo escritor florentino Carlo Collodi no final do século 19. Além de exibição de filmes, oficinas e espetáculos de teatro e música, o projeto apresentou ainda duas exposições inéditas vindas da Itália: Pinóquio pelo Mundo, da Fondazione Carlo Collodi, e Pinocchio Novecento, do desenhista Sergio Staino.
"Walt Disney traiu o personagem. Fez um Pinóquio muito superficial. No livro, Pinóquio é um garoto muito curioso, que tenta entender o mundo e, em 90% das situações, não escapa de monstros, serpentes e outras situações graves"
Sergio Staino, que participou da abertura do evento no Sesc Pompéia, sobre o longa de animação produzido por Walt Disney em 1940

Filosofia e fé
Antonio Cicero foi o convidado de outubro do projeto Trocando em Miúdos, do Sesc Carmo, que tem por objetivo discutir temas do cotidiano à luz da filosofia. O assunto abordado nessa edição foi a fé. "Nem os gregos nem os romanos tinham a fé como um problema filosófico. Em compensação, ela foi central para o Cristianismo", explica o filósofo. "Já o interesse da Ilustração era submeter a religião à crítica e mostrar que a fé podia ser superada e descartada pela razão. Entretanto, a fé não desapareceu", conclui.
"Hoje é, ao contrário, o revigoramento das religiões e o recrudescimento da fé que provocam o interesse dos filósofos"
Antonio Cicero, no projeto Trocando em Miúdos, do Sesc Carmo

A Importância de Ser Fiel
O Grupo Tapa estreou no Sesc Vila Mariana A Importância de Ser Fiel, com direção de Eduardo Tolentino. Escrita por Oscar Wilde no final do século 19, a peça traz no elenco atores convidados como Etty Fraser, Nathalia Timberg, Chico Martins e Bárbara Paz. "Costuma-se dizer que é impossível montar peças de Wilde no Brasil, porque nossos atores não estariam preparados para o jogo de representação sofisticado que sua dramaturgia exige. Só isso já seria motivo de desafio", afirma o diretor.
"O Tapa é um grupo que resiste a todos os modismos, tem aguda consciência do momento histórico vivido pelo País e grande discernimento na escolha dos textos, daquilo que deve ser posto em discussão a cada momento"
Nathalia Timberg, atriz convidada pelo grupo paulistano para a montagem

Culinária Inteligente
Hoje em dia poucos têm dúvidas de que uma vida saudável deve, necessariamente, levar em consideração uma alimentação adequada. Para reforçar essa questão e mostrar as diferentes alternativas propiciadas pela comida, o Sesc Belenzinho apresentou em outubro o projeto Culinária Inteligente. O evento contou com a participação de profissionais de diferentes áreas em palestras e oficinas abordando temas como reposição hormonal e aproveitamento integral de alimentos.

Educação para a paz
A Rede Global de Educação para a Paz realizou em outubro, no Sesc Vila Mariana, seu segundo encontro bienal, sob o tema Construção de uma cultura planetária: paz e cidadania global. A rede agrega cidadãos e instituições de todo o mundo preocupados em desenvolver projetos educacionais voltados para a disseminação de uma cultura de não-violência. Durante três dias, foram apresentados cerca de 200 projetos realizados por 130 ONGs de várias partes do mundo.

MPB 6
O Sesc São Paulo lançou em outubro a sexta edição de A Música Brasileira deste Século por seus Autores e Intérpretes. Trata-se de uma coleção de discos e livros que reproduzem fielmente parte do precioso acervo dos programas MPB Especial (TV Tupi) e Ensaio (TV Cultura), dirigidos desde 1969 por Fernando Faro. A sexta edição do projeto, que conta com 12 cds e um livro, traz programas com músicos como Dorival Caymmi (gravado em 1972), Elton Medeiros (1975) e Chico Buarque (1994). Os conjuntos podem ser comprados nas unidades do Sesc-SP ou no site www.sesc.sp.com.br.
"Não sou nem de longe um historiador - talvez seja uma testemunha. Não guardo datas nem vejo coisas com a precisão de um cientista. Mas tenho uma idéia, um rascunho de tudo. Estremeço ao pensar"
Fernando Faro, diretor dos programas MPB Especial e Ensaio, que compõem a coleção

Meu Destino é Pecar
Em 1944, Nelson Rodrigues, sob o pseudônimo de Suzana Flag, escreveu para O Jornal, de Assis Chateaubriand, 38 capítulos de um folhetim intitulado Meu Destino é Pecar. Foram esses os textos que serviram de base para a nova montagem do grupo carioca Cia. dos Atores, que estreou em outubro no Teatro Sesc Anchieta. "Queríamos mostrar um Nelson que não fosse aquele autor de peças que todo o mundo já conhece", explica Bel Garcia, uma das integrantes do grupo.
"Nelson tinha uma coisa interessante que era incorporar à narrativa o que fazia sucesso, o que era consumido. Hoje ele poderia tranqüilamente fazer referências a Cidade de Deus"
Gilberto Gawronski, diretor de Meu Destino é Pecar

Biketrial
O Sesc Bertioga realizou em setembro a 2ª Etapa da Copa Sesc de Biketrial. A modalidade esportiva, que chegou ao País em meados da década de 1980, é considerada uma das mais radicais do ciclismo. Nela, o esportista tem que superar uma série de obstáculos no menor tempo possível, sem contar com o apoio dos pés no chão. Os vencedores da etapa foram Roberto Ferreira dos Reis (categoria elite); Arnaldo Rodrigo Jorge (master); Leonardo Ribeiro da Silva (pró); e Adriano Franchi Jr. (júnior).

Mostra BR de Cinema
O Cinesesc e mais 12 salas da cidade exibiram durante duas semanas de outubro os filmes da 26ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que teve promoção do Sesc-SP. O evento apresentou, além das principais produções internacionais recentes - como Ali, de Michael Mann; Fale com Ela, de Almodóvar; e Invencível, de Herzog -, três retrospectivas de grandes nomes no cinema mundial: Pier Paolo Pasolini, Alberto Cavalcanti e Aleksandr Sokúrov.

Sons de Minas
Pelo segundo ano consecutivo, o Sesc Pompéia recebeu o projeto Conexão Telemig Celular de Música, em uma parceria da operadora telefônica com o Sesc-SP. Durante três fins de semana de outubro, artistas da nova geração do cenário musical mineiro receberam nomes conhecidos da música brasileira. Foram 11 apresentações, entre elas as de Berimbrown com Thaide e o aplaudido violonista Weber Lopes convidando Proveta e Toninho Ferragutti.
"Lá em Belo Horizonte só é bom para morar e para comer um franguinho com angu"
Negoativo, da banda mineira Berimbrown, que participou do projeto Conexão Telemig Celular de Música, no Sesc Pompéia, sobre as dificuldades de se sobreviver de música na cidade

Arnaldo e Augusto
O Sesc Carmo promoveu em outubro uma programação especial com o poeta Augusto de Campos e com o compositor Arnaldo Antunes. Além de grandes banners com algumas de suas obras espalhadas pelo centro da cidade, a programação incluiu também um encontro com os escritores. Na ocasião, Augusto apresentou alguns de seus trabalhos feitos por computador, enquanto Arnaldo leu algumas de suas poesias. Os eventos integraram a programação da Mostra Sesc de Artes - Ares e Pensares.
"Orlando Silva é um artista que não se compara, separa-se. É um daqueles raros casos em que o intérprete nos obriga a incluir a voz entre os componentes da música. O que ele cantou não pode ser analisado da mesma maneira que seriam analisados outros repertórios"
Sérgio Cabral, que apresentou em outubro o Boteco do Cabral, em homenagem a Orlando Silva

Retrospectiva Rohmer
O Cinesesc apresentou em outubro a Retrospectiva Eric Rohmer. O cineasta francês talvez seja o mais desconhecido rebento da Nouvelle Vague, movimento que trouxe à luz grandes nomes do cinema mundial, como Jean-Luc Godard e François Truffaut. No entanto, é tido como o diretor de trajetória mais coerente do movimento. O rigor formal de seus filmes e o uso constante do mesmo grupo de atores torna suas obras não apenas fáceis de identificar, mas demonstram também o projeto de cinema que traçou desde suas primeiras realizações.