Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sabores Gastronômicos no Centro: food show do Sesc 24 de Maio é inaugurado com ceviche do Rinconcito Peruano

(Foto: Mariana Krauss)
(Foto: Mariana Krauss)

Tão gostoso quanto saborear um prato de comida fresca é acompanhar a preparação da refeição batendo um bom papo. Ouvir curiosidades sobre aquele alimento, aprender técnicas especiais para prepará-lo e ainda saber um pouco da história dos profissionais responsáveis podem dar uma grande inspiração para começar a cozinhar em casa, não é mesmo?

Essa é a proposta do projeto Sabores Gastronômicos no Centro, que convida chefs responsáveis por elaborar cardápios de restaurantes da capital para que falem sobre sua carreira. Prato cheio: enquanto cozinham, os convidados contam peculiaridades de sua trajetória, explicam o porquê da escolha do prato e oferecem ao público a oportunidade de degustar o alimento pronto. Hmmmmm!

Edgard Villar prepara ceviche
(Foto: Mariana Krauss)

O chef Edgard Villar foi o convidado do primeiro encontro e preparou sua especialidade: o ceviche, icônico prato andino. Dono e idealizador do restaurante Rinconcito Peruano, Edgard é especializado na culinária de seu país e conta com mais de dez anos de estrada.

Villar foi rápido no preparo de um prato que, segundo ele, não tem muito segredo. Legumes e peixe têm que estar frescos e a marinada com limão, pimenta e outros ingredientes não pode demorar mais que três minutos. “Senão o prato perde o frescor”.


(Foto: Mariana Krauss)

O público acompanhou o preparo no melhor estilo “food show”, vendo pelo telão tudo o que acontecia na mesa do chef. Ao longo da atividade, Villar foi respondendo perguntas sobre o preparo do prato. Qual limão utilizar? “Pode ser o taiti ou o siciliano, o importante é ser um limão novo”, disse.

A trajetória de vida do chef também foi muito abordada no evento. Tudo começou quando ele chegou ao Brasil em busca de uma vida melhor, no início dos anos 2000. Depois de um difícil começo como camelô, Villar passou a fazer marmitas para os conterrâneos que estavam em São Paulo e, anos mais tarde, abriria seu restaurante em pleno centro da cidade.

Mal sabia Edgard que a saborosa culinária dos Andes cairia no gosto dos paulistanos. Destaque da gastronomia peruana no Brasil, o empresário nasceu na zona rural e conheceu o prato que o consagrou na gastronomia quando tinha dez anos de idade. Hoje, conta com 11 unidades de seu empreendimento e sonha chegar a 14.

Confira o vídeo em que Edgard fala sobre sua trajetória:

O Sabores Gastronômicos no Centro é uma atividade bimestral do Sesc 24 de Maio. Fique atento às nossas redes sociais para saber do próximo convidado!

Villar tira foto com público
(Foto: Alberto S. Cerri)

Sobre o ceviche

Mais célebre prato da gastronomia peruana, o ceviche ou cebiche é baseado em peixe cru marinado em suco de limão. Juntos, formam o "leche de tigre”, um caldo que recebe esse nome por sua coloração esbranquiçada e pela fama de dar força a quem o ingere.

Para que o prato saia como esperado, é essencial que o pescado seja branco e tenha carne firme. O milho e a batata-doce são acompanhamentos bem-vindos e dão maior consistência ao prato. Cebola roxa, pimenta peruana, coentro e outras ervas são o toque final.