Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Desperte para o que te inspira!

Cada pessoa é um universo particular, cheio de possibilidades e de nuances que ainda estão por descobrir. Nessa grande aventura da existência, existem inúmeras condições que ampliam ou limitam a expressão de todo o vigor humano. A doença é um dos estados capazes de restringir este potencial, mas está longe de ser o único. É pela lente da potência de vida que o Sesc São Paulo apresenta a segunda edição do Inspira – ações para uma vida saudável. De 2 a 28/4, aprofundamos o convite para que cada um encontre a sua receita de saúde.

Podemos entender a saúde como um equilíbrio que se constrói a cada dia em que a vida é transformada a partir do relacionamento com o outro, dos sentimentos, de todas as reações químicas das células de um corpo. A cada momento em que um pensamento nasce, muda e toma forma por meio da arte, da cultura, do encontro, estamos inventando um modo de vida que pode aumentar ou diminuir nossas potencialidades.

Cuidamos da saúde quando buscamos autoconhecimento, descobrindo e praticando coisas que fazem com que a gente se sinta cheio de vida. E o Sesc é um lugar que oferece um infinidade de oportunidades para que todos experimentem e descubram variáveis inimagináveis de si. As possibilidades estão em todo lugar. Na programação, de capa à capa, e até na arquitetura. Tem sempre algo instigante te esperando nas unidades.

As atividades do Inspira seguem a proposta de proporcionar uma pausa para entrar em contato consigo e com o outro, para refletir e trazer ideias para que cada um encontre seu próprio caminho. E aqui no portal, traremos conteúdos que lançam olhares mais diversos sobre tudo o que essa almejada vida saudável pode ser.

Você pode acompanhar tudo em sescsp.org.br/inspira

Perspectivas Inspiradoras

Os territórios da arte e da cultura são terrenos férteis para se pensar e construir essa noção de saúde. Estas interfaces são tema do evento de abertura do Inspira, que acontece no Sesc 24 de Maio, nos dias 2 e 3 de abril. A conferência de abertura contará com a participação do psicanalista Tales Ab'Sáber, que é doutor em Psicologia Clínica e Mestre em Arte, professor da UNIFESP e vencedor do Prêmio Jabuti em 2005 e 2012.

No dia 3, uma mesa de debates reúne os professores Vitor Pordeus, médico psiquiatra, ator e cofundador da Universidade Popular de Arte e Ciência; Elizabeth Maria de Araújo Lima, terapeuta ocupacional, mestre e doutora em psicologia clínica; e Alana Moraes de Souza, cientista social, mestre em Sociologia e Antropologia; com mediação de Ricardo Rodrigues Teixeira, médico e docente do departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.