Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça o Conceito de Desenho Universal Voltado Para Atividades Físicas

Pesquisadores(as), docentes e diversos profissionais trocaram experiências e conhecimentos.
Pesquisadores(as), docentes e diversos profissionais trocaram experiências e conhecimentos.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Publicado em 1928 na Revista de Antropofagia, este poema de Carlos Drummond de Andrade foi muito criticado na época. Repetir a expressão “tinha uma pedra” em sete dos dez versos do poema causou estranhamento. Mas o que não se percebeu é que Drummond repetia a presença da pedra como uma alusão aos obstáculos da vida, que causavam cansaço.

Para pessoas com deficiência esta é uma realidade constante. Situações simples do cotidiano podem ser grandes e insistentes pedras no caminho. Quando refletimos sobre o assunto, talvez venha a ideia de fazer mudanças para integrar estas pessoas, mas mais do que isso é necessário incluir, e em uma proposta de um estudo mais recente, promover um ambiente nos moldes do Desenho Universal.

DESENHO UNIVERSAL


Ilustração: Manual do Desenho Universal - Governo do Estado de São Paulo

Ou seja, um conceito voltado para o desenvolvimento de ambientes, objetos e produtos que possam ser utilizados pelo mais amplo espectro de usuários, incluindo crianças, idosos e pessoas com restrições temporárias ou permanentes. O conceito esteve presente no tema da 19ª Edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas, realizada pelo Sesc São Carlos, com foco no “Desenho Universal, Acessibilidade e Atividade Física. O intuito foi viabilizar a participação e contemplar a diversidade humana em toda e qualquer manifestação da cultura corporal de forma a adequar processos educacionais, serviços, produtos, espaços/ambientes e novas tecnologias voltadas às pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Pesquisadores(as), docentes e diversos profissionais de principais centros nacionais de referência no assuntos abordaram os conceitos sob diferentes perspectivas.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!