Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Centenas de atividades físico esportivas gratuitas na 5ª edição da Semana MOVE

Existem muitas maneiras de praticar esportes e atividades físicas. Descubra a sua e pratique.
Existem muitas maneiras de praticar esportes e atividades físicas. Descubra a sua e pratique.

Entre 23 e 30 de setembro, as unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo participam da 5ª edição da Semana MOVE, com centenas de atividades gratuitas e abertas a públicos de todas as idades, buscando ampliar o acesso e a difusão da cultura esportiva. A programação inclui vivências, oficinas, bate-papos, passeios ciclísticos, aulas abertas, apresentações esportivas entre outros, garantindo uma diversidade de práticas que permite às pessoas encontrar a modalidade ideal para incorporar em suas rotinas.

No estado de São Paulo, a programação ultrapassa os muros das unidades e traz a oportunidade para as pessoas se apropriarem dos espaços públicos de suas cidades em práticas coletivas, saudáveis e prazerosas, descobrindo de que forma o esporte e a atividade física podem estar presentes em seu cotidiano. O lançamento da #SemanaMove2017 acontece dia 23, sábado, durante a Virada Esportiva (ação na qual o Sesc SP é parceiro da Prefeitura Municipal de São Paulo), com a tradicional Pedalada Noturna MOVE. Organizado pelo Sesc Pinheiros, o passeio ciclístico de 26 km parte às 21h do Parque das Bicicletas e percorre diversos pontos turísticos da cidade, como a Praça Charles Miller, o Estádio do Pacaembu, a Praça dos Ciclistas e a Avenida Paulista. As inscrições estão esgotadas, mas existem diversas atividades voltadas para o pedal e para muitas outras modalidades na programação. Confira aqui.

A Semana MOVE é considerada o maior legado da Campanha MOVE Brasil (2012-2016), idealizada pelo Sesc São Paulo e apoiada por dezenas de Movedores - instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o objetivo de aumentar o  número de brasileiros praticantes de atividades físicas, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o país.

Em 2015, com apoio da instituição europeia ISCA – Internacional Sports and Culture Association –, a Semana MOVE se expandiu para a América Latina (Semana MUÉVELA) e hoje envolve outros 11 países em nosso continente: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. No total, mais de 4,6 milhões de pessoas participaram de cerca de 5.400 eventos realizados durante a Semana MOVE 2016 nesses países.

Para quem gosta de pedalar

Além da Pedalada Noturna MOVE, outras dez atividades envolvendo bicicletas acontecem durante a Semana MOVE. No domingo (dia 24), o Sesc Bom Retiro promove o Enduro de Bicicleta, uma aventura em que equipes, duplas ou quartetos percorrem diversos locais da cidade de São Paulo e superam desafios com o auxílio de uma planilha de navegação e um cronômetro. No mesmo dia, o Sesc Belenzinho realiza o passeio ciclístico Ásia, Religião e São Paulo, que pretende despertar um olhar histórico e cultural para os locais religiosos relacionados a países como Índia, Japão e Coreia do Sul. Ainda no dia 24, o Sesc Santana organiza o Bike MOVE, cujo desafio é pedalar uma bike com sete vagões interligados durante o trajeto entre o Sesc Santana e o Parque da Juventude, sendo que os participantes podem embarcar ou desembarcar a qualquer momento. No dia 27, o Sesc Consolação promove o passeio noturno MOVE Pedal, que permite se exercitar e experimentar a cidade de maneira mais ativa.

O Sesc Osasco, por sua vez, realiza o Cine Pedal nos dias 26 a 29, em que os participantes pedalam enquanto assistem a documentários do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, além do Passeio Ciclístico (dia 30), que busca incentivar o uso da bicicleta de forma saudável e sustentável. Partindo da premissa de que nunca é tarde demais para aprender a andar de bicicleta, o Sesc Pinheiros convida adultos e crianças a participarem da atividade Aprendendo a andar de bicicleta, realizada do dia 23 ao 30.

Ações conjuntas entre unidades

Entre as atividades que envolvem a união de diferentes unidades do Sesc, podemos destacar o Torneio de Basquete 3X3 e o Encontro Movedor. O primeiro é resultado da união das unidades Campo Limpo, Interlagos e Santo Amaro, realizado no Autódromo de Interlagos, dia 23, com o propósito de promover a valorização do espaço público e apresentar o Autódromo José Carlos Pace como mais uma possibilidade de prática permanente na região. Já o Encontro Movedor é promovido pelas unidades Ipiranga, Santo André e São Caetano para desenvolver vivências dos Programas de Ginástica Multifuncional e Atividades Aquáticas do Sesc, com ações que envolvem grandes nomes do nosso esporte – como o jogador de vôlei André Heller e a triatleta Bia Neres, nos dias 23 (Sesc São Caetano), 24 e 30 (ambos no Sesc Ipiranga).

Ação com e na Comunidade

A Ocupação urbana esportiva na Praça Altemar Dutra, em Heliópolis, é resultado de parceria entre o Sesc SP, moradores, ONGs e instituições que atuam na região. Buscando tornar a Praça Altemar Dutra uma possibilidade de prática físico-esportiva permanente, a atividade promove nos dias 30 de setembro e 1º de outubro a ocupação, revitalização e valorização desse espaço público por meio de uma programação especial que inclui oficinas, apresentações de dança e karatê, vivência e circuito de habilidades em basquete 3X3, roda de capoeira, vivência de floorball, clínicas de futebol infantil, aulas abertas do Programa Sesc de Esportes, festival de futsal infantil, recreação, jogos, brincadeiras, entre outros.

As instituições parceiras nesta ação são o Instituto Esporte Mais, UNAS – União de Núcleos, Associação de Moradores de Heliópolis e Região-SP, Federação Paulista de Floorball, Grupo de Estudos Floorball Paulista, Renovando Ideais, Blue Birds, Associação de Capoeira Liberdade dos Negros e Associação Desportiva Só Tapa Heliópolis Futsal.

Corrida e Caminhada

Cinco atividades envolvendo caminhada e corrida podem ser aproveitadas na Grande São Paulo. No dia 23, o Sesc Carmo promove a Caminhada ao Parque da Aclimação, com duração de cerca de 40 minutos até o parque, onde a atividade é finalizada com uma aula aberta de yoga. No mesmo dia 23, o Sesc Santana realiza no Horto Florestal o Treino de Corrida com Vanderlei Cordeiro de Lima, uma apresentação esportiva, bate-papo e vivência da modalidade com o ex-maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão panamericano, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), e o único latino-americano que recebeu a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

No dia 24, o Sesc Interlagos organiza a Caminhada Billings, voltada a funcionários de empresas do comércio e serviços e suas famílias. O destaque fica a cargo da Feira de Corrida promovida pelo Sesc Vila Mariana no dia 30, cuja programação inclui teste de pisada, nutrição para corredores, sucos funcionais, automassagem, avaliação física e bate-papo com especialistas e com os atletas olímpicos Petrúcio Ferreira, André Domingos e Robson Caetano. A feira é encerrada com o Treino Noturno de Corrida no Parque Ibirapuera com André Domingos e Robson Caetano.

Participação feminina

Algumas atividades são voltadas exclusivamente ao público feminino. É o caso do festival esportivo Basquete Feminino 3X3 na Praça Rotary, realizado pelo Sesc Consolação no dia 25, em parceria com o time Magic Minas, grupo de mulheres que, sensibilizadas pela ocupação dos espaços públicos para a prática esportiva, utiliza hoje a quadra da Praça Rotary da Vila Buarque para seus treinos de basquete. O Sesc Belenzinho, por sua vez, realiza no dia 26 o bate-papo Mulheres nas Lutas com Natália Falavigna, em que a atleta de Taekwondo vencedora da medalha de prata nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007) aborda a participação das mulheres nas lutas, os preconceitos e as mudanças em relação à participação feminina no esporte.

O Sesc Campo Limpo realiza no dia 30 o Torneio de Futebol Caixote Feminino, em espaço reduzido e regras adaptadas para o incentivo à prática do futebol feminino, além da apresentação esportiva e bate-papo O Futebol Feminino no Brasil, com Maurine Gonçalves, atleta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Medalhista Olímpica em Pequim 2008, Ouro nos Jogos Panamericanos de Toronto (2015), e atual Campeã Brasileira.

Outros destaques na capital paulista

A extensa programação ainda inclui atividades no recém-inaugurado Sesc 24 de Maio, como Tênis de Mesa na Galeria do Rock (dias 26 a 29) e Patinação Artística com Marcel Sturmer, Thalita Haas e Rafaela Freitas (dia 30); o encontro Transformação Social por Meio das Lutas com Flávio Canto, promovido pelo Sesc Belenzinho no dia 28. A apresentação esportiva Basquete com Janeth dos Santos Arcain, é realizada também no dia 28 pelo Sesc Bom Retiro; além do curso direcionado a gestores e produtores culturais A Bicicleta como Ferramenta de Ampliação da Experiência Cultural, realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação (CPF) nos dias 25 e 27.

Há ainda o divertido Flash MOVE promovido pelo Sesc Florêncio de Abreu no dia 29, em que uma companhia de dança convida grupos, interessados e pessoas nas ruas para dançar em plena região central da cidade, entre o Largo do São Bento e o Viaduto Santa Ifigênia; o bate-papo e apresentação esportiva Skate com Sergio Negão, realizado pelo Sesc Itaquera no dia 23; e o bate-papo e demonstração do jogo de Tênis com Fernando Meligeni, organizado pelo Sesc Parque Dom Pedro II também no dia 23.

O tênis de mesa e o badminton tomam conta do Sesc Pompeia, que realiza vivências e apresentações com atletas importantes da atualidade, como a veterana do tênis de mesa brasileiro Ligia Silva (dia 24) e o mesatenista Hugo Hoyama (dia 24), além do atleta cadeirante de badminton Rodolfo Cano (dia 30), entre outros. Já no Sesc Vila Mariana, é possível participar de Yoga ao Som do Didgeridoo, que oferece exercícios de postura, técnicas de respiração, concentração e meditação, utilizando a vibração do som produzido pelo Didgeridoo - instrumento de sopro dos aborígenes australianos. A mesma unidade oferece no dia 23 o Circuito Lúdico de Corrida para Crianças, que convida os pequenos a participar de um circuito lúdico de atletismo, composto por corrida de velocidade, corrida com barreira, salto em altura e corrida de revezamento.

Na Grande São Paulo, o Sesc Santo André realiza o evento Skatada no dia 23, com a presença de seis atletas das modalidades longboard e downhill, que apresentam manobras e dicas ao som de Dj Théo e locução de CBSK, seguida de um passeio coletivo de skate pelas ruas do entorno. A mesma unidade organiza a vivência Rope Skipping com Vivien Vajda, dia 24, relembrando das mais simples às mais complexas formas de pular corda. O Sesc São Caetano, por sua vez, traz como destaque aulas abertas de práticas esportivas pouco convencionais, como o Kangoo Jump (dias 27 e 28), em que um par de botas (parecido com patins) promove movimentos de impulsão por meio de um sistema que funciona como molas.


Virada Esportiva e REMS
O Sesc SP é parceiro da Prefeitura Municipal de São Paulo na realização da Virada Esportiva 2017 e as atividades realizadas nos dias 23 e 24 de setembro integram essa ação.

Além disso, como membro da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, as ações do Sesc SP para a Semana MOVE 2017 integram a grade de atividades em comemoração aos #10anosREMS.

Confira a programação completa e participe.

--

Sesc ao pé do ouvido

Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!