Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Semana Move está chegando e preparamos uma programação especial

Em parceria com as unidades Sesc Santo André e São Caetano, o 'Encontro Move' conta com atividades especiais como ginástica multifuncional, práticas aquáticas e ciclismo. No dia 16, das 8h às 12h, o Sesc Santo André fará um Pedal até a Estrada Velha de Santos, com participação dos triatletas Reinaldo Colucci e Mariana Ohata. Já no dia 23, das 10h às 12h, o Sesc São Caetano oferecerá uma atividade de Ginástica Multifuncional com a participação do jogador de vôlei André Heller. No dia 24, das 8h às 11h, o Sesc Ipiranga promoverá uma atividade de Práticas Aquáticas com a participação da Triatleta Bia Neres. O encerramento das atividades do encontro acontece no dia 30/9, das 8h30 às 11h30, com as unidades desenvolvendo Triatlo entre equipes. A iniciativa é baseada nos Programa de Desenvolvimento Físico-Esportivo da rede Sesc. 

Na Estação Rugby, com a Associação Hurra e os instrutores de atividades físicas do Sesc experimentações esportivas serão vinculadas à modalidades que auxiliam na iniciação a prática do rugby. A Estação contará também com a participação dos atletas olímpicos do Rio 2016, Arthur Bergo, André Luis (Boy), Martin Schaefer, Paula Ishibashi, Mariana Ramalho, e com a atleta da atual seleção brasileira feminina de rugby, Angélica Gevaerd. A Estação Rugby integra também a programação da Virada Esportiva 2017, em parceria com a prefeitura de São Paulo, que acontece nos dias 23 e 24/9.

Para o fechamento da Semana Move no Sesc Ipiranga, acontece a Ocupação Urbana Esportiva, ação externa que busca diálogo com as instituições e organizações sociais de Heliópolis e promovem, com isso, a interação da comunidade por meio do esporte e da cultura.

Uma parceria entre o Sesc Ipiranga, ONGs e Instituições do bairro de Heliópolis, na região Sul da capital, promove entre 29/9 e 01/10 uma série de ações que mobilizam a comunidade e incentivam a ocupação da Praça Altemar Dutra localizada no bairro. As ações visam articular os moradores e promover a ocupação do espaço público com cultura e esporte, bem como incentivar sua requalificação e manutenção. Participam desta ação: Sesc SP, Associação Beneficente Renovando Ideias, Associação Cultural Cine Favela, Associação de Capoeira Liberdade dos Negros, Associação Desportiva Só Tapa Heliópolis Futsal, Projeto Social Passe a Palavra, Cômite Paralímpico Brasileiro, Federação Paulista de Floorball, Grupo de Estudos Floorball Paulista, Instituto Esporte & Educação - IEE, Manda Chuva Futsal, Rádio Heliópolis, Samba dos 13, São Caetano Blue Birds Futebol Americano, União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região - UNAS, além de representantes da comunidade e da prefeitura regional do Ipiranga. 

O local

Na região do Heliópolis existia uma cerâmica que funcionou até a década de 1950; o proprietário da fábrica construiu um castelo que ficava às margens de um lago, local onde atualmente é a Praça Altemar Dutra.
O local recebe o nome do cantor brasileiro falecido em Nova York que fez sucesso nos anos 60 e 70 e é atualmente um dos poucos lugares de lazer da região. Composta por duas quadras e um gramado, fica localizada ao lado do Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie e próxima ao terminal Sacomã. A comunidade reivindicava há algum tempo uma revitalização para o espaço, de forma a comportar de melhor forma as demandas de lazer e esporte dos moradores da região.

Destaques da programação
 

Todas as programações são totalmente gratuitas e contam com atividades esportivas e culturais, que englobam atrações da programação do Sesc e artistas da comunidade. Na abertura da ocupação acontece a performance 'MAR - Uma dança com o Vento', com direção de Marina Guzzo, que consiste num jogo coreográfico entre o espaço, o vento, as pessoas e um grande manto prateado extremamente frágil, feito com a união de capas térmicas de resgate. 

Uma série de vivências e apresentações esportivas convida o público a experimentar diversas modalidades e a conhecer a rotina de atletas e praticantes. No dia 30/9, os jogadores do Comitê Paraolímpico de Futebol de 5, fazem uma demonstração da rotina de jogo e convidam o público a vivenciar o esporte com o uso de vendas nos olhos. Basquete 3x3, Floorball, capoeira, karatê entre outras modalidades também estarão à disposição do público para a experimentação, com o objetivo de colocar a atividade física como prática recorrente na rotina dos moradores, desenvolvendo hábitos saudáveis e alternativas sociais para a comunidade. 

Outro destaque na programação é a oficina de Grafite com a artista Simone Sapienza. Grafiteira conhecida como Siss, venceu o projeto Keep Walking Brazil em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) em 2012. Sua ilustração foi escolhida entre 30 outras e é capa do single da cantora Madona, batizado de “Superstar”. Ela participará da ocupação mobilizada pela ação social que será realizada no espaço e organizará uma obra coletiva, que ficará como legado e registro da ação no local.

As atividades acontecem nos dias 30/9 e 1/10, sábado e domingo, das 10h às 17h.