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SescTV exibe documentários de companhias da América Latina, Portugal e Espanha
Durante o mês de setembro, o SescTV estreia uma série de programas inéditos gravados durante a 4ª edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos.
Os documentários, dirigidos por Diego Lajst, são compostos por trechos dos espetáculos que participaram da edição do festival de 2016, e tratam de questões importantes sobre o fazer cênico; o evento teve a participação de profissionais da área, entre atores, diretores, pesquisadores, coreógrafos e bailarinos, que a partir de seus conhecimentos e impressões, fomentam a discussão sobre as artes do palco. As produções abordam ainda o papel social do teatro e sua relação arquitetônica e política com a cidade.
As exibições dos documentários começam no dia 16, sábado, com três produções: Mirada: Vibrações do Corpo, às 15h30; Mirada: Teatro da Vida, às 20h30; e Mirada: Arte Engajada, às 23h. No dia 17, domingo, às 17h30, é a vez do Especial Mirada 2016.
O programa Mirada: Vibrações do Corpo exibe cenas de espetáculos que coreografam as emoções através dos corpos. São eles: Monotonia de Aproximação de Fuga de 7 Corpos (Brasil), sobre o processo de criação da Cena 11 Cia. de Dança, dirigida por Alejandro Ahmed; a peça Caranguejo Overdrive (Brasil), do grupo Aquela Companhia, dirigido por Marco André Nunes, que ressalta a questão da violência, como um fenômeno que se manifesta lentamente; e ACapela (Chile), dirigido pela bailarina e coreógrafa Javiera Peón-Veiga, que aborda a sutileza da sonoridade do fôlego, e este como um sopro permanente.
Em Mirada: Teatro da Vida, espetáculos dialogam com a vida e a morte. São eles: Cuando Todos Pensaban que Habíamos Desaparecido (México), dirigido por Damián Cervantes e encenado pela trupe Vaca 35, apresenta uma reflexão sobre pessoas que morreram e as lembranças que outros guardam delas; No Daré Hijos, Daré Versos (Uruguai), escrito e dirigido por Marianella Morena, aborda a vida da poetisa Delmira Agustini, a primeira mulher a escrever literatura erótica na América Latina e a se divorciar no Uruguai. Psico / Embutidos, Carnicería Escénica (México), da Compañia Titular de Teatro de la Universidad Veracruzana, encena a metáfora do processo de digestão, em paralelo com a representação da existência humana. Na obra, a carne é considerada história, e o corpo é um amontoado de vísceras, de tempo, ideias e emoções.
Já Mirada: Arte Engajada discute questões políticas apresentando depoimentos de atores e trechos dos espetáculos: O Avesso do Claustro (Brasil), com a Cia do Tijolo, dirigida por Rodrigo Mercadante e Dinho Lima Flor, que aborda a vida do bispo católico Dom Hélder Câmara; Trilogía Boliviana (Bolívia), com o grupo Kinknteatr e direção de Diego Aramburo, apresenta três peças independentes: Ukhupacha – Morales; Kaipi – Morales; e Hejarei – Inmortales, que trazem uma reflexão sobre a Bolívia; O Ano em que Sonhamos Perigosamente (Brasil), da trupe pernambucana Magiluth, dirigida por Pedro Wagner, que narra o drama de cinco homens que treinam incansavelmente em busca de novas formas e composições para realizar algo belo, mas cujo nome ainda não se sabe; e Zululuzu (Portugal), da companhia Teatro de Praga, que traz como título uma nova palavra para contextualizar a passagem de Fernando Pessoa por Durban, na África do Sul.
Todos os programas mencionados serão reapresentados juntos no Especial Mirada 2016, que vai ao ar em no dia 17/9, domingo, às 23h.
Mirada: Vibrações do Corpo
Estreia: 16/9, sábado, às 15h30
Mirada: Teatro da Vida
Estreia: 16/9, sábado, às 20h30
Mirada: Arte Engajada
Estreia: 16/9, sábado, às 23h
Especial Mirada 2016
Dia: 17/9, domingo, às 17h30
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV e operadoras independentes
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo