Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça os módulos de programação do evento

Imagem do espetáculo
Imagem do espetáculo "Blecaute", da Cia. Os Cogitadores, um dos destaques do módulo Beco

Ao reunir as mais diversas formas de expressão, produzidas sob diferentes contextos sociais, o BREU fomenta a discussão e a reflexão sobre as inquietudes urbanas e o relacionamento do homem com a cidade, a partir das criações de artistas, articuladores culturais e iniciativas populares. A programação do evento é distribuída em seis módulos - Cidade Inquieta, Plurais, Noites Urbanas, Ocupações, Beco e Inquietudes - que trazem intenções e formatos distintos, porém complementares.

Veja o vídeo de apresentação da programação:



Conheça cada um dos módulos:

Cidade Inquieta
O módulo Cidade Inquieta evoca os artistas para um manifesto visual e mimetiza o espírito urbano ao propor obras em desenvolvimento, espaços em constante mutação, fronteiras movediças e momentos de aprendizagem, por meio da exposição de trabalhos vindos de várias partes do Brasil. Paralelamente, artistas de Rio Preto mostram seus trabalhos em miniexposições dentro do Laboratório de Autocuradoria. Com a articulação de Danilo Oliveira, a exposição tem abertura no dia 15 de outubro, a partir das 20h, e fica na Área de Convivência do Sesc Rio Preto até 20 de dezembro.
Clique e confira a programação completa do módulo Cidade Inquieta.

Plurais
Este módulo traz apresentações que expressam diferentes formas de relacionamento entre o artista e seu território, tanto de apresentação quanto de vivência, evidenciando a troca de influências e a intersecção entre linguagens. Entre os destaques estão os espetáculos teatrais Krum, da Companhia Brasileira de Teatro (Curitiba - PR) e Baderna, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (São Paulo - SP), além de shows musicais com Ava Rocha e Banda Uó.
Clique e confira a programação completa do módulo Plurais.

Noites Urbanas
Durante seis noites de outubro, o módulo Noites Urbanas transforma a Comedoria do Sesc Rio Preto em um espaço noturno com uma  programação híbrida, calcada na experimentação e no cruzamento de estilos e formatos. O módulo convida público e artistas ao encontro, à celebração e à troca de experiências e informações. Performances, intervenções, shows e espetáculos simultâneos dão o tom ao ambiente, de 15 a 17 e de 22 a 24 de outubro. Entre as atrações deste módulo -  recomendadas para maiores de 16 anos - estão shows com Johnny Hooker, Omulu e Mahmundi.
Clique e confira a programação completa do módulo Noites Urbanas.

Ocupações
Intervenções e espetáculos que fogem dos locais convencionais de apresentação e inserem-se no dia a dia, ao utilizar espaços públicos como suportes ou cenários, transformando-os em elementos essenciais e decisivos no processo de criação. Entre os locais “ocupados” estão a unidade do Poupatempo Rio Preto, o Mercado Municipal, o Terminal Rodoviário e a Praça Cívica. A cantora Elke Maravilha, a Cia. Gente (Rio de Janeiro - RJ) e o Núcleo Avoa! (São Paulo - SP), estão entre os protagonistas da programação.
Confira a programação completa do módulo Ocupações.

Beco
Paralelamente às Noites Urbanas, a Sala de Uso Múltiplo do Sesc se transforma no Beco - um espaço de experimentação para artistas de todas as áreas, por meio de intervenções e performances criadas ou adaptadas para dialogar com um local de  proporções peculiares. O Beco surgiu a partir de um convite realizado pelo Sesc aos artistas de Rio Preto para a criação ou adaptação de espetáculos, instalações e performances que dialogassem com o conceito do BREU. O Beco recebe apresentações de 15 a 17 e de 22 a 24 de outubro, a partir das 21h. Os ingressos são limitados e devem ser retirados meia hora antes de cada apresentação.
Clique e confira a programação completa do módulo Beco.

Inquietudes
O módulo Inquietudes investe em atividades formativas que começaram a ser realizadas em maio, nas áreas de dança, teatro e artes visuais e muitas delas se desdobraram em apresentações que fazem parte da programação do evento. Durante o BREU,  as atividades continuam acontecendo em maior intensidade, com o intuito de contribuir para momentos de reflexão e provocar discussões a respeito de aspectos intrínsecos ao contexto urbano e seu relacionamento com as artes. 
Clique e confira a programação completa do módulo Inquietudes.
 

Confira o guia de programação eletrônico do BREU.
Faça o download do arquivo em PDF.