Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cem Anos do E.C. Taubaté

Uma das formações campeãs do E.C. Taubaté, em 1954.
Uma das formações campeãs do E.C. Taubaté, em 1954.

Cem Anos do E.C. Taubaté

por Antonio Carmo*

 

Desde pequeno, acompanhando os jogos de futebol pelo rádio ouvia falar do Taubaté. E passei a ver mais de perto esse grande time do nosso interior a partir de 1973, quando me mudei para São José dos Campos.

Fundado em 1º de novembro de 1914, chega ao centenário com uma bela história de conquistas e trabalho. 

O Taubaté disputou o campeonato paulista da primeira divisão em 13 oportunidades. De 1955 a 1962 e depois de 1980 a 1984.
Teve a honra de receber em seu estádio as principais equipes do futebol paulista. Craques como Sócrates, Luis Pereira, Careca, Rodolfo Rodrigues, Leão, Zenon, Dario Pereira entre outros tantos jogaram contra o alviazul em Taubaté. Isso nos anos 1980, sem falar nos gênios da bola das décadas de 1950 e 60 como o Rei Pelé, Pepe, Chinezinho, Mazzola, Baltazar e Canhoteiro só para citar alguns.

Revelou Zito, recentemente falecido, um dos maiores jogadores de nosso futebol.

O título de campeão paulista da série A2, em cima do arquirrival São José em novembro de 1979 é o mais comemorado até hoje por seus torcedores. Que noite inesquecível vivida no estádio Palestra Itália em São Paulo com a vitória por 2 x 1.

O time daquele jogo formado por Wágner, Banha, Ari, Botu e Cleto; Piorra Mendonça, Toninho Taino e China; Amauri, Antonio Carlos e Betinho, dirigido por Oscar Amaro é reverenciado até hoje pelo torcedor do Burrão.

Duas vezes campeão paulista da série A2, duas vezes da série A3 e três vezes campeão do interior mostram a força do clube no interior paulista.

Isso mostra a grandeza desse centenário clube.

E chegar aos cem anos com força e ainda mais, comemorando a conquista do título da série A3 em 2015, mostra que o time ainda pode dar muitas alegrias a sua apaixonada torcida. No cenário atual, quando o futebol do interior está passando por inúmeros problemas, comemorar cem anos não é para qualquer clube. Por isso, a torcida e a cidade de Taubaté devem mesmo sentir orgulho de ter um time que represente tão bem o município.

Parabéns E.C. Taubaté.

Que os próximos cem anos sejam ainda mais felizes.

________________________________________________________________________________________________________________
* Antonio Carmo começou no plantão esportivo na Rádio Clube da Rede Band em São José dos Campos em 1981. Trabalhou na Rádio Piratininga AM de São José dos Campos de 1987 a 1989, desde 2014 como comentarista. Na Rádio Band Vale 102,9 faz o Bate Papo Esportivo no Jornal Primeira Hora e no Jornal do Meio Dia desde 2005. E na TV Band Vale é comentarista no programa Donos da Bola desde 2009, ainda com nome de Jogo Aberto.