Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Comece a se Mover Hoje Mesmo

Para Flávio Canto os esportes contribuem com a saúde física e o humor<br>Foto: Nicola Labate
Para Flávio Canto os esportes contribuem com a saúde física e o humor
Foto: Nicola Labate

Sabemos que praticar esportes e atividades físicas é essencial para a saúde, porém acabamos deixando sempre para depois, principalmente quando não estamos acostumado a uma rotina de acordar cedo para correr ou ter uma alimentação saudável. O começo acaba sendo sempre mais difícil.

Pensando em dar esse empurrãozinho, as unidades do Sesc em São Paulo reuniram uma programação diversificada com a Semana Move Brasil, que aconteceu entre os dias 19 e 27 de setembro, e mostrou a importância da prática regular de esportes e atividades físicas, possibilitando às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam.

Na Zona Sul, além das atividades na unidade Sesc Campo Limpo, também aconteceram as Arenas Move Brasil  montadas em espaços públicos no Parque Praia do Sol em Interlagos, Embu das Artes e Taboão da Serra.

No Parque Praia do Sol, a Arena era composta por tenda, quadra de areia e gramado, onde foram realizadas vivências, aulas abertas, bate-papos e exibições esportivas para todas as idades.  Em Taboão da Serra, na entrada do Parque das Hortências, recebeu Circuito Ginástica Multifuncional, Voleibol, Esportes de Raquetes, Frisbee  e avaliação física, com testes de flexibilidade e bioimpedância magnética (método utilizado para avaliar a composição corporal). No dia seguinte a programação chegou até o Centro de Esportes Unificados de Embu das Artes. Além destas atividades crianças, adultos e idosos participaram de Beisebol, Touch Rugby, brincadeiras de correr e aulão de corrida com distribuição mediada de cards Move Brasil Corridas.

Dando o Pontapé Inicial

Não é porque a Semana Move Brasil acabou que você vai deixar de começar a se mover.  O Judoca Flávio Canto, conta em entrevista para a EOnline, que para quem não tem uma vida ativa, o começo é sempre o passo mais difícil e também o mais importante. “É prazeroso ver mudanças tão importantes de pessoas sedentárias que começaram a fazer atividades físicas, não só na parte do aspecto físico, mas também no aspecto de saúde, equilíbrio e humor. É tão benéfico que, depois que você entra nessa inércia positiva da atividade física inserida na sua rotina, não sai mais”.

As dicas de Flávio para quem está nessa fase é separar pelo menos uma hora por dia para se exercitar, e variar bastante os esportes e as atividades praticando um exercício diferente a cada dia. Se tiver companhia melhor ainda, porque estimula outras pessoas e a si mesmo, já que a atividade física é mais prazerosa quando se tem alguém dando apoio. Para o judoca, sempre devemos trabalhar, juntos, o corpo e a mente. “A prática de atividade esportiva pra mim é fundamental quando se fala em equilíbrio, nessa vida corrida que a gente leva, com muito cansaço mental, a atividade física contribui com a manutenção de uma vida ativa de maneira prazerosa”, conta Flávio.

Para quem ainda não sabe qual esporte fazer, o medalhista explica que os exercícios de modalidades de luta  são mais intensos, por isso estimulam mais os praticantes e promovem grandes resultados na qualidade de vida. “Tem uma parte física, aeróbica e anaeróbica que funciona mesmo sem a luta propriamente dita. Então cada vez mais se vê pessoas colocando em sua rotina artes marciais, porque você vai progredindo e percebe a evolução claramente. Tem a troca de faixas no Muay Thai, no Judô, no Jiu Jitsu, e na Capoeira com a corda, isso é uma coisa que inspira e motiva”.

Todas as pessoas que experimentaram as atividades da programação da Semana Move Brasil, tiveram a oportunidade de escolher o esporte que mais gostam, aprender diversas técnicas e começar a praticar o quanto antes, mantendo o equilíbrio para uma vida mais saudável e ativa.



 

Saiba o que rolou nas Arenas

No sábado (19/09), iniciando as atividades da Semana Move, o Parque Praia do Sol reuniu as equipes de corrida e caminhada do Sesc Campo Limpo (Os Corujas), do Sesc Interlagos (Mexe e Remexe) e do Projeto Vida Corrida. Todos começaram com alongamento seguido de um circuito funcional, correram pela pista do parque e, ao final, fizeram uma aula de Tai Chi Chuan.

O gramado foi ocupado por jogos de Voleibol, Mini tênis, Mini Atletismo e Frisbee, onde participaram crianças e adultos. A criançada também se divertiu com a Clínica de Futebol de Areia, onde o ex-atleta Benjamin organizou vivências das técnicas dessa modalidade esportiva, deu dicas sobre a prática e comandou jogos como se fosse o treinador dos times. Por fim, no Festival de Futebol Feminino na quadra de areia, as mulheres mostraram que também são craques no esporte.
Na tenda a equipe Pé de Mola fez apresentações e vivências de Rope Skipping, mais conhecido como "pular corda", mas com manobras especiais e desafios motores. Pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, aprenderam passos de dança de rua. Com as altas temperaturas no clima, o parque conhecido por ter uma prainha utilizada para banho às margens da represa do Guarapiranga, teve grande público tanto no sábado quanto no domingo.

Flávio Canto também esteve por lá, ele fez vivências recreativas e apresentou as técnicas e os valores do judô. No final fez lutas individuais com os adultos e em grupo com as crianças, ensinando a importância do trabalho em equipe.
No domingo (20/09) as atividades continuaram. Na aula de forró teve quem dançou sozinho, quem dançou com o amigo, com a amiga, com o companheiro e com a mãe. Todos interagiram se divertindo e movimentando o corpo sem perceber.

O ex-atleta e atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, Junior Negão, fez um bate-papo contando como o esporte está atualmente e o que é necessário para ser um atleta. Falou também sobre a importância de iniciativas como o Move Brasil, ressaltando que o projeto pode contribuir com o surgimento de novos atletas. Ao final, uma grande roda foi formada e começou o jogo de capoeira. Crianças, mulheres, homens, pessoas de todos os gêneros, idades e etnias se confraternizaram ao som do berimbau. Quem não jogou também participou batendo palmas e cantando.

No final de semana seguinte (26 e 27/9) Taboão da Serra e Embu das Artes entraram no ritmo do #EuMeMovo. Começando no sábado com a tranquilidade do Parque das Hortências, que teve diversos espaços montados para a experimentação de práticas esportivas. Quem passou por lá aproveitou a manhã para avaliar seu condicionamento físico e colocar a atividade física em dia. Domingo Embu das Artes recebeu a programação no Centro Esportivo Unificado Jardim Colégio com diversas montagens. Localizado no centro de uma grande comunidade, a Arena podia ser vista como um grande Teatro de Arena, rodeada por casas. Desde cedo podia-se perceber a alegria das crianças com esportes que nunca tinham praticado. Os adultos aproveitaram para receber orientações de caminhada e corrida, que depois seriam seguidas com os cards da campanha Move Brasil Corridas. Ao final, restou um gostinho de quero mais, mas ficou também a vontade de manter sempre o corpo em movimento.