Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Entenda algumas expressões da alimentação

Alimento orgânico, publicidade, consumo, segurança alimentar e nutricional são alguns dos temas abordados nas atividades do Dia Mundial da Alimentação 2015. Você sabe o significado dessas expressões?
Confira o que querem dizer esses e outros termos ligados à área da alimentação e acompanhe algumas das programações relacionadas:

Direito humano à alimentação adequada
A partir de 2010, a alimentação foi incluída entre os direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal, que trata sobre o direito a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, respeitando às tradições culturais de cada povo. Apesar dessa conquista, a inclusão desse direito não é o suficiente para garantir a todos uma alimentação adequada e saudável. Ainda há muitos passos a serem dados para o país acabar com a fome e efetivamente garantir o direito humano à alimentação adequada para toda a população.
>> Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no CPF  
>> Garapa, no Sesc São José dos Campos

Segurança alimentar e nutricional
É a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Tem como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitam a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
>> Fortalecimento da rede agroecológica e soberania alimentar e nutricional na região de Sorocaba, Sesc Sorocaba
>> Agricultura e Proteção Social: Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural, no Sesc Vila Mariana

Soberania alimentar
Cada país tem o direito de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos.
>> Produção de alimentos orgânicos: controvérsias e tendências, no Sesc Carmo

Alimentação Adequada e Saudável
É a prática alimentar apropriada a aspectos biológicos e socioculturais das pessoas, e também voltada ao uso sustentável do meio ambiente.
>> Alimentação adequada e saudável: com jeito e gosto de Brasil, no Sesc Sorocaba
>> Saúde à Mesa, no Sesc Santo André
>> Alimento, Alimento Nosso, no Sesc Campinas
>> Odontologia Versus Alimentação: Consumo Consciente de Açúcar, no Sesc Catanduva
>> Papo de Família - Alimentação saudável para pais e filhos, no Sesc Itaquera
>> É Simples Ser Natural... com chás, com frutas e legumes, com frutas e com ervas, no Sesc Bom Retiro

Agricultura familiar
Inclui todas as atividades agrícolas gerenciadas e operadas por uma família e que depende predominantemente de mão de obra familiar. Tem papel importante na valorização dos alimentos tradicionais, proteção da biodiversidade, garantia da segurança alimentar e nutricional, melhoria dos meios de subsistência, proteção do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais. 
>> A Valorização Social da Agricultura Familiar Através da Culinária, no Sesc Bauru
>> A Agricultura Familiar e a Origem dos Alimentos, no Sesc Campo Limpo

Guia Alimentar para a População Brasileira
Publicado pelo Ministério da Saúde em novembro de 2014, é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para população brasileira. A versão digital do novo Guia
Alimentar está disponível aqui
>> Seminário Internacional: Escolhas Alimentares e seus Impactos, no Sesc Santos
>> Diversidade Alimentar, no Sesc Piracicaba

O que é um alimento orgânico?
É o alimento cultivado em um ambiente que considera a sustentabilidade social, ambiental e econômica e valoriza a cultura das comunidades rurais A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
>> Visita à Vila Yamaguishi, no Sesc Consolação
>> Alimentação Natural e Culinária Orgânica, no Sesc Interlagos
>> O Veneno Está na Mesa 2, no CineSesc
>> Vivência de Horta para Cozinha, no Sesc Interlagos 
>> Azeite orgânico de Delfim Moreira, no Sesc Pinheiros

Como saber se o Produto é Realmente Orgânico?
A legislação diz que todo alimento orgânico comercializado no Brasil deve conter um selo de certificação no rótulo do produto. Apenas os produtos vendidos direto nas feiras, podem ser comercializados sem o selo. Mas, neste caso, o consumidor pode pedir que o feirante apresente sua Declaração de Cadastro para confirmar sua origem orgânica.
>> Feira da Biodiversidade, no Sesc Santo André
>> Feira agroecológica e cultural, no Sesc Santo André
+ Diversas feiras nas unidades: Bauru, Interlagos, Osasco, Santo AmaroPiracicaba, Itaquera.

Rótulo dos Alimentos
Traz informações fundamentais para a escolha dos alimentos. Fornece dados sobre a composição do alimento, a validade, o fabricante e o local onde foi produzido, além da lista de ingredientes, que é feita em ordem decrescente de quantidade, ou seja, os ingredientes que aparecem no começo da lista são os que estão em maior quantidade. O consumidor deve ficar atento, pois estes dados, no geral, ficam escondidos e a publicidade do produto acaba ganhando destaque na embalagem.
>> Leitura Crítica de Rótulos dos Alimentos, no Sesc São Caetano

Publicidade de alimentos
A função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos. Seja crítico em relação às informações e às mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
>> Seminário Internacional: Escolhas Alimentares e seus Impactos, no Sesc Santos
>> Criança: a Alma do Negócio, no Sesc Itaquera