Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana de Arte e Gastronomia Peru-Brasil

Arte: Felipe Santiago / Sesc
Arte: Felipe Santiago / Sesc

De 6 a 9 de outubro, o Sesc Carmo, juntamente com o Consulado Geral do Peru realiza a Semana de Arte e Gastronomia Peru-Brasil – Visita à Costa Norte Peruana, com cardápio especialmente elaborado e orientado pela chef Cecília Seminário nos Restaurantes da unidade, além de atividades artísticas e culturais como food show, exposição fotográfica, intervalo sonoro temático, oficina de instrumento musical típico e bate-papo, a fim de divulgar a gastronomia e a arte da costa-norte do país e a Cultura Mochica.

Assim como o Brasil, o Peru também recebeu inúmeras influências culturais de imigrantes ao longo de sua história, fazendo com que a culinária regional se tornasse especial. Por possuir diversos microclimas, a terra se adaptou bem ao desenvolvimento de variados cultivos durante as quatro estações do ano nas diferentes regiões do país, sendo sua geografia marcada pela presença de costa, serra e floresta. Sua abundante produção frutífera favorece a elaboração de diversas receitas. Cada cidade oferece diferentes aromas e sabores em sua gastronomia e essa arte identifica seus habitantes e os enche de orgulho.

Em 6 de outubro acontece o food show quando receberemos a chef Marisabel Woodman, do restaurante La Peruana, para mostrar como se prepara o Majado de Yuca (receita típica à base de mandioca e carne de porco). Ao final do evento será oferecida uma degustação do prato.
 

Foto: Majado de Yuca / PROMPERU

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2015, quarta, quinta e sexta-feira, das 11h às 15 horas, o restaurante I do Sesc Carmo oferecerá em seu cardápio a cada dia uma opção de prato principal.

Os pratos servidos serão: Seco de Cabrito o Carne (seco de carne: carne de panela temperada com ervas), Majado de Yuca y Pepián de Quinua no restaurante 1 e Lomo ao jugo no restaurante 2.

Entre 6 e 9 de outubro, das 12h15 às 14h15 o projeto Intervalo Sonoro apresenta shows de Horacio Camargo, mesclando sax, teclado e instrumentos peruanos.

Em 7 de outubro, às 18 horas, acontece uma oficina para quem quiser aprender a tocar os instrumentos como quena, zampoña e cajón.
 

Foto: Zampoña /  Horacio Camargo

O bate-papo sobre a Cultura Mochica, acontece dia 8 de outubro. Esta é uma cultura que se desenvolveu na Costa norte do país entre 100 e 700 d.c. Sua dedicação na arquitetura e nas artes são reconhecidas através dos registros que se preservaram através das cerâmicas e o trabalho com ouro na confecção de joias e peças sagradas, marcado pelo esforço de toda uma população de agricultores, pescadores, guerreiros e artistas. O encontro terá a mediação da professora Márcia de Almeida Rizzutto.

Já na sexta-feira, dia 9 de outubro às 18h30 haverá o Fim-de-Tarde Especial com grupo Fina Estampa interpretando músicas inspiradas naregião e apresentação de dança Marinera, além de serviço de petiscos da culinária peruana e brasileira.

A partir do dia 6 de outubro até 13 de novembro teremos a exposição “O Senhor de Sipán e as riquezas do antigo Peru”. Serão 18 fotografias de objetos do acervo Museu Tumbas Reales de Sr. Sípan, onde estão mais de 5.000 peças entre metais, tecidos e cerâmicas. O acervo é resultado da descoberta pelos arqueólogos peruanos em 1987, na região de Lambayeque em uma tumba intacta que revelou uma incrível coleção com ornamentos e trajes de um governante da antiguidade. Essa descoberta foi importante para reconstruir a história original de uma das culturas pré-colombianas, através desse personagem que foi chamado de Sr. Sípan.

Uma semana imperdível para imergir na cultura e sabores do Peru!

 Foto: Acervo Museu Tumbas Reais Sípan


 

o que: Semana de Arte e Gastronomia Peru - Brasil
quando:

6 a 9 de outubro

onde:

Sesc Carmo | Rua do Carmo, 147 | 11 3111-7000

ingressos:

Consulte valores no portal