Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

1º Dia - Nem o Cansaço Abate

Participantes do Festival da Integração 2015 aguardando o show de abertura. | Foto: Julia Parpulov
Participantes do Festival da Integração 2015 aguardando o show de abertura. | Foto: Julia Parpulov

Dezesseis ônibus, vindos da capital e de algumas cidades do interior de São Paulo, chegaram em diferentes horários no Sesc Bertioga, neste 23 de abril, para o Festival da Integração 2015. Nem o cansaço da viagem abateu os, aproximadamente, 700 idosos participantes.

A recepção iniciou com a visita de casais voluntários do Sesc Bertioga em cada transporte que chegava. No ônibus que saiu do Sesc Vila Mariana, Dona Maria do Céu e Seu Zé vieram dizer que estavam muito felizes com a chegada do grupo e abençoaram a todos. Ainda confessou que seu amigo Zé estava disponível, o que causou certo rebuliço nas mulheres solteiras, que queriam logo saber se ele dançava. "Danço! Vamos nos encontrar no show."


Maria do Céu e Seu Zé dando as boas-vindas no ônibus. | Foto: Julia Parpulov


A turma do Sesc Presidente Prudente levou 12h para chegar, mas também aguentou firme participando da abertura do Festival da Integração 2015, que teve fala de abertura do ator Odilon Wagner e show de Marina de La Riva com participação especial de Danilo Caymmi.

Odilon estava animado e relembrou a importância do tema do último Festival, "Meu Tempo é Hoje". Incentivou o público a se reinventar, a descobrir atividades novas durante estes dias e a se questionar se "Ainda Somos os Mesmos"? Ressaltou que podemos ser o que escolhemos ser, desde que nos sintamos felizes com essa escolha. Quando perguntou quem era o responsável pelas pessoas não fazerem o que querem, alguém da plateia logo gritou: "Nós mesmos!" e com um "Exatamente" ele confirmou.

Odilon Wagner durante a fala de abertura do Festival da Integração. | Foto: Julia Parpulov

Depois, lá pelas 21h, hora do show! Marina de la Riva apareceu elegante no palco, com seu vestido longo branco, e cantou músicas de Dorival Caymmi. O público, que no início permanceu sentado e atento, relembrando momentos com as músicas do baiano, logo se agitou quando o filho do compositor, Danilo Caymmi, se fez presente na festa. Aí teve casal dançando junto em "Marina", gente balançando sozinha com "Samba da Minha Terra" e até um enorme e animado trenzinho transitando ao som de "Maracangalha".


Danilo Caymmi e Marina de La Riva cantando músicas de Dorival, no show de abertura. | Foto: Julia Parpulov

Que público animado! E o Festival está apenas começando...
____________________________________________________________________________________________________________

O Festival da Integração é um evento que acontece duas vezes no ano, reunindo idosos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo, com a finalidade de consolidar as ações permanentes desenvolvidas através do Programa Trabalho Social com Idosos – TSI. Durante os dias do Festival, é oferecida uma programação especial que fortalece os objetivos da ação do Sesc junto a esta população. Além de usufruírem das instalações e ambientes do Sesc Bertioga, os idosos têm a oportunidade de participar de atividades de várias modalidades e linguagens, tanto esportivas, de lazer, como artísticas. No ano de 2015, o objetivo central é a reflexão sobre os papéis assumidos por nós ao longo da vida, percebendo se eles ainda nos cabem, se fazem sentido e refletem o que de fato somos.