Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rosa Branca e a Época de Ouro do Basquetebol

foto: Acervo UH/Folhapress
foto: Acervo UH/Folhapress

A exposição "Rosa Branca e a Época de Ouro do Basquetebol", que acontece no Sesc Itaquera, presta uma homenagem a Carmo de Sousa (*1940 † 2008), nascido em Araraquara-SP, bicampeão mundial e decacampeão brasileiro de basquetebol, mais conhecido como “Rosa Branca”. Formou-se em Educação Física na cidade de São Carlos, na então "Escola Superior de Educação Física de São Carlos"; foi diretor da Federação Paulista de Basquetebol e atuou como técnico da programação esportiva do Sesc SP, entre 1975 e 2003, ano em que se aposentou.

Abaixo, fotos do Sesc Memórias que retratam o período:

Confira a entrevista de Rosa Branca fornecida à Revista E em 2002.

 

Sobre a exposição:

Por meio de fotos, vídeos, medalhas e artigos de jornais, o público pode conhecer um pouco da história do atleta e dos acontecimentos que marcaram esse período na história do Brasil e do mundo. A E-Online conversou com Mario Augusto Silveira (coordenador da exposição e da área de esportes do Sesc Itaquera), ele nos contou que a exposição é divida didaticamente em três fases:

Introdução (verde): primeiros contatos com o esporte na infância, época em Rosa Branca praticou atletismo.

Sagração (vermelha): período de batalhas e conquistas na carreira como jogador de basquete, clubes em que atuou e sua fase na Seleção Brasileira de Basquetebol. Aqui o visitante pode assistir a vídeos e ouvir áudios exclusivos.

Legado (amarela): época de sua formatura em Educação Física, atuação como técnico e educador.


O propósito da exposição, além de proporcionar um panorama da vida de Rosa Branca, é retratar um período de glórias do esporte no país (anos 1950 e 1960) e valorizar o basquetebol brasileiro.

“Para o Sesc o esporte, como manifestação cultural, possibilita uma apropriação para além da prática esportiva. Articulado ao contexto histórico, suscita novas percepções e visões sobre a realidade de modo a melhorar a autoestima e a autonomia das pessoas.  O exercício de uma cidadania plena passa pela preservação da memória de um povo e seus personagens, como o Rosa Branca, reconhecido como um dos mais versáteis e singulares jogadores de basquete daquela geração de ouro e que por longo tempo foi nosso colega no Sesc realizando exatamente o propósito de elevação e valorização do ser humano através do esporte”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

Algumas fotos do jogador durante sua carreira:



Em abril, o Sesc Itaquera apresenta três apresentações musicais que ilustram a época de ouro do basquetebol:

Beatles 4Ever tocaram o álbum A Hard Day’s Night (1964), Orquídeas do Brasil tocaram Tropicália ou Panis Et Circensis (1968) e por fim, Tom Zé irá apresentar o álbum Estudando o Samba (1976) como parte da programação de abertura da exposição, no dia 26.

Confira a programação completa de abertura:

Dia 26 de abril, domingo


11h - Basketball Stomp
O Grupo Ares apresenta uma coreografia que une dança, acrobacias e malabarismos com a bolas de basquete.


12h30 –  Bombelêla Streetball Globetrotters
Grupo Bombelêla apresenta uma performance baseada no trabalho da lendária equipe de basquete norte-americana, os Globetrotters.


15h –  Tom Zé toca Estudando o Samba (1976)
Tom Zé executa o álbum na íntegra e apresenta uma música inédita composta especialmente em homenagem a Rosa Branca.


12h45 e 16h - Aula aberta de Basquete
Aula com a participação de Rafael Bábby, ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete e da NBA. 

o que: Exposição: Rosa Branca e a época de ouro do basquetebol
quando:

de 26 de abril a 30 de agosto de 2015

onde:

Sesc Itaquera | Av Fernando do E. Santo Alves de Mattos, 1000 | 11 2523-9200

ingressos:

Grátis.