Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Cozinha da Doidivana está de volta

Encontro com a Ivana Arruda Leite e a escritora Marcia Tiburi (direita) no projeto É Logo Ali
Encontro com a Ivana Arruda Leite e a escritora Marcia Tiburi (direita) no projeto É Logo Ali

Quem não se recorda da cozinha do casarão na Rua Bom Pastor 709, que trazia propositalmente lembranças da casa da avó, com bolo e cafezinho no fim de tarde, além daquele dedo de prosa? Quem conheceu a ocupação ‘É Logo Ali’, realizada pelo Sesc Ipiranga entre junho e novembro de 2014 sabe do que estamos falando.  A ideia do projeto era apresentar ao público uma série de programações ligadas a várias linguagens como literatura, dança, artemídia, teatro, música, etc.

E uma dessas programações era ‘A Cozinha da Doidivana’, concebida pela escritora Ivana Arruda Leite, em que ela convidava um escritor para um bate-papo sobre literatura, enquanto cozinhava um prato especial, servido ao escritor e ao público presente. Passaram pela Cozinha da Doidivana os escritores Rodrigo Lacerda, Marcelino Freire, Beatriz Bracher, Noemi Jaffe, Marcia Tiburi, Andréa Del Fuego, Maria José Silveira, Índigo e Michel Laub, que falaram de suas carreiras, de seus livros e conversaram com a plateia sobre vários assuntos, principalmente de literatura.

Agora o projeto está de volta na unidade Ipiranga, com encontros mensais e muita conversa entre Ivana e seus convidados: Lourenço Mutarelli, Lucimar Mutarelli, Joca Reiners Terron, Marçal Aquino, Fernanda D´Umbra, Luiz Ruffato e Noemi Marinho. Sempre um convidado por mês e um prato especial, baseado nas obras literárias dos escritores. 

Se você ainda tem dúvida se vale a pena participar da Cozinha da Doidivana, a escritora Andréa Del Fuego te conta o que ela achou do projeto: 

"A alegria da Ivana Arruda Leite vem na frente abrindo a porta. A promessa do sabor atrás de um cheiro de tempero bem escolhido. No meio dos sabores generosos, bem cuidados, os saberes. Um vinho, uma ideia. Sal e pimenta, um segredo. Manjericão, puro conceito...Era uma cozinha e era uma biblioteca. Literatura entre copos e pratos atravessando a exposição da dona da receita. De dar água na boca. Foi prestidigitação com o fogo acesso. Confessei o que devia e o que não devia repetindo o risotto vegetariano. Virei uma boca falante e comedora no momento delicadamente pantagruélico. Óbvio que quero repetir..."

Ivana Arruda Leite nasceu em 1951, em Araçatuba. Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou dois romances, 'Hotel Novo Mundo' e 'Alameda Santos', além dos livros de contos, 'Contos Reunidos' (com todos os seus contos até 2005) e 'Cachorros', além de várias publicações infanto-juvenis. 

o que: A Cozinha da Doidivana
quando:

De 26 de abril a 27 de setembro

onde:

Sesc Ipiranga | Rua Bom Pastor, 822 | 11 3340-2000

ingressos:

De R$ 9,00 a R$ 30,00 - Venda nas bilheterias das unidades do Sesc SP