Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A segurança dos alimentos: do campo à mesa

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome, geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia. As DTAs são atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias e suas toxinas, parasitas, vírus, substâncias químicas tóxicas ou objetos que podem causar danos e são identificadas quando uma ou mais pessoas apresentam sintomas similares.

No Brasil, entre 2010 e abril de 2014, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN net) 3.351 surtos de DTA, acometendo um total de 64.936 pessoas. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde as DTA contribuem de forma significativa na mortalidade por diarreia, causando cerca de 2,2 milhões de mortes por ano, principalmente entre crianças e idosos.

Assim como nas indústrias, restaurantes, lanchonetes, preparar alimentos em casa também exige cuidados. Em primeiro lugar, é preciso ter muita atenção no momento de comprar os ingredientes. Uma comida segura e saudável se faz com alimentos frescos, livres de contaminação.

O Dia Mundial da Saúde, que em 2015 incentiva as ações destinadas a melhorar a segurança dos alimentos em toda a cadeia, do campo à mesa, baseando-se nas cinco chaves para uma alimentação mais segura.

As cinco chaves para a segurança dos alimentos oferecem aos consumidores orientações práticas sobre como manipular e preparar os alimentos:


 

O Dia Mundial da Saúde de 2015 é uma oportunidade para alertar diferentes setores do governo, aos agricultores, fabricantes, comerciantes, profissionais sanitários e consumidores sobre a importância da segurança dos alimentos e conscientizá-los acerca do papel que cada um pode desempenhar para gerar confiança no consumo dos alimentos que chegam à nossa mesa.


*Elke Stedefeldt e Laís Mariano Zanin são da Universidade Federal de São Paulo e do Departamento de Gestão e Cuidados em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade