Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema Dinamarquês na Vila Mariana

Cenas de todos os filmes, por ordem de exibição. Imagens: Reprodução/Divulgação
Cenas de todos os filmes, por ordem de exibição. Imagens: Reprodução/Divulgação

Em abril, aos sábados, ocorre a exibição de filmes dinamarqueses no Sesc Vila Mariana.

O Panorama do Cinema Dinamarquês Contemporâneo inclui filmes que abordam a produção cinematográfica dinamarquesa dos últimos 20 anos. A exibição acontece sempre aos sábados, em duas sessões: às 11h e às 14h.

A programação inclui obras de renomados diretores dinamarqueses como Pusher (Nicolas Winding Refn, 1996), Os Idiotas (Lars Von Trier, 1998), Entre o Bem e o Mal (Anders Thomas Jensen, 2005), Submarino (Thomas Vintenberg, 2010), A Hora do Lince (Søren Kragh-Jacobsen, 2013), Lar Doce Lar (Lone Scherfig, 2007) e Terrivelmente Feliz (Henrik Ruben Genz, 2008).

Para os curadores da mostra, Soren Hellerup, Luísa Berlitz e Tataina Gröff, o Panorama apresenta um recorte do manifesto criado em 1995, o Dogma 95, que propunha aos realizadores uma arte livre de ilusões, verdadeira. O desejo dos programadores é que, a partir desses exemplos singulares de criatividade, promessas do audiovisual brasileiro possam se inspirar e dar origem a novas ideias e projetos.

Os filmes serão exibidos sempre no Auditório e os ingressos são pagos. Veja a programação do Sesc Vila Mariana abaixo:

DIA 4

Pusher | 11h
Dir: Nicolas Winding Refn, Dinamarca, 1996, 105min, Cor
Primeiro trabalho do diretor Nicolas Winding Refn, segue as desventuras do traficante Frank pelas ruas e pelo submundo de Copenhague. Depois de jogar fora um valioso pacote de heroína para despistar a polícia, Frank não tem como pagar seu fornecedor, o sérvio Milo. Enquanto esgota as possibilidades de ganhar algum dinheiro e permanecer vivo, ainda encara uma complicada relação com a prostituta Vic.
Classificação indicativa: 16 anos

Os Idiotas | 14h
Dir: Lars Von Trier, Dinamarca, 1998, 117min, Cor
Um grupo de homens e mulheres decide virar as costas para as regras e hipocrisias da sociedade e cultivar seu "idiota interior". Vivendo em comunidade, eles tentam chocar e disseminar o caos ao sair e fingir problemas mentais em público. Mas quanto de verdade existe no discurso de todos? É nesse mundo distorcido que a novata Rachel adentra. Um dos primeiros longas-metragens a ser integralmente rodados com câmeras digitais, Os Idiotas é também um dos primeiros frutos do Dogma 95, movimento que tem entre seus criadores o diretor Lars von Trier. 
Classificação indicativa: 18 anos
 
DIA 11

Entre o Bem e o Mal | 11h
Dir: Anders Thomas Jensen, Dinamarca, 2005, 97min, Cor
Adam, um neonazista, sai da prisão e vai prestar sua pena em serviços comunitários sob supervisão do padre Ivan. Ele recebe a tarefa de fazer uma torta com as frutas da famosa macieira em frente à igreja, mas a árvore e as maçãs acabam atacadas por pragas e raios. O conflito inspirado no Livro de Jó coloca em oposição as versões de fé dos personagens. Anders Thomas Jensen assina o roteiro e a direção.
Classificação indicativa: 16 anos

Lar Doce Lar | 14h
Dir: Lone Scherfig, Dinamarca, 2007, 97min, Cor
Ao se unirem para desvendar as aparições de um homem nu na vizinhança, os moradores de um pacato vilarejo começam a desconfiar uns dos outros. A força-tarefa, materializada na forma de um disque-denúncia, alimenta o clima de paranoia, até eles perceberem que não estavam só tentando ajudar a comunidade, estavam ajudando a si mesmos. Rodada em ordem cronológica, a comédia foi sendo escrita diariamente no set. A diretora Lone Scherfig afirma que a ideia do experimento era inserir o dia-a-dia daquela cidadezinha na construção da história. É o terceiro longa da cineasta e seu último falado em dinamarquês.
Classificação indicativa: 14 anos

DIA 18

Terrivelmente Feliz | 11h
Dir: Henrik Ruben Genz, Dinamarca, 2008, 104min, Cor
Por conta de um erro do qual não fala a respeito, o policial Robert é realocado da capital dinamarquesa para uma bucólica cidade no interior. Ele encara o ostracismo como uma chance para se redimir e voltar à Copenhague, basta não fazer nenhuma besteira. Robert, no entanto, logo se vê envolvido na briga entre um marido violento e sua mulher, que procura conforto nos braços do forasteiro, além de descobrir que os habitantes, esquecidos em um canto do mundo, agem de acordo com um código próprio de justiça. A comédia noir foi escolhida para representar a Dinamarca no Oscar 2010.
Classificação indicativa: 14 anos

Uma Família | 14h
Dir: Pernille Fisher Christensen, Dinamarca, 2010, 104min, Cor
Proprietária de uma galeria de arte, Ditte faz parte de uma consagrada família de padeiros, fornecedora da família real da Dinamarca. Quando está prestes a se mudar para Nova York com o namorado e ter seu emprego dos sonhos, seu pai fica seriamente doente e ela adia a viagem. Moribundo, o patriarca exige que a filha tome seu lugar na padaria e assuma os negócios da família. O namorado, por sua vez, pressiona para que Ditte deixe tudo para trás e mantenha os planos do casal. Vencedor do prêmio da imprensa internacional no Festival de Berlim.
Classificação indicativa: 12 anos

DIA 25

Submarino | 11h
Dir: Thomas Vinterberg, Dinamarca, 2010, 110min, Cor
Exibida em competição no Festival de Berlim, a história começa com um acidente traumático para dois irmãos negligenciados pela mãe alcoólatra. Dividido em partes distintas, uma para cada irmão, o filme mostra os dois na fase adulta. Nick, o mais velho, deixa a prisão e passa os dias calado em um abrigo do governo, bebendo e convivendo com a culpa. O caçula, viúvo, cuida sozinho do filho pequeno, enquanto lida com um vício pesado em heroína e bola um plano para deixar os problemas para trás. Quando os dois irmãos se reencontrarem, ainda haverá chance para a redenção?
Classificação indicativa: 16 anos

A Hora do Lince | 14h
Dir: Søren Kragh-Jacobsen, Dinamarca, 2013, 100min, Cor
A Hora do Lince (Dir: Søren Kragh-Jacobsen, Dinamarca, 2013, 100min, Cor) Sacerdote de uma pequena paróquia, Helen recebe o pedido de ajuda da psicóloga de um instituto psiquiátrico nas redondezas. Ela quer evitar uma nova tentativa de suicídio de um garoto, supostamente atormentado por Deus. Surge um quebra-cabeças à medida em que Helen, em crise com sua fé, mergulha na mente perturbada do rapaz, responsável pelo assassinato brutal de um casal de idosos, em circunstâncias peculiares.
Classificação indicativa: 16 anos

:: Assista ao trailler do filme "Os Idiotas"

o que: Panorama do Cinema Dinamarquês Contemporâneo
quando:

De 4 a 25/4 (sábados)

onde:

Sesc Vila Mariana

ingressos:

R$ 12 - Inteira | R$ 6 - Meia | Grátis - Credencial Plena