Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Grupo mineiro Espanca! comemora 10 anos com Mostra no Sesc Ipiranga

Primeiro espetáculo do grupo, encenado em 2005 'Por Elise' - Foto: Guto Muniz
Primeiro espetáculo do grupo, encenado em 2005 'Por Elise' - Foto: Guto Muniz

A importância de comemorar uma década do Espanca! através de uma mostra no Sesc Ipiranga é a possibilidade de apresentar um pouco da história do grupo mineiro, contada por meio de seus espetáculos, além de apresentar a relevante pesquisa na encenação de dramaturgias contemporâneas para a cena teatral brasileira. A mostra em comemoração aos 10 anos do grupo apresentará quatro espetáculos de 9 de abril a 17 de maio no teatro reinaugurado do Sesc Ipiranga. 

O Espanca! nasceu em 2004 no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, quando os atores se reuniram para apresentar 'Por Elise'. A cena acabou vencedora e depois de criarem o grupo, estrearam a peça “Por Elise” em março de 2005 no Teatro José Maria Santos, no Festival de Teatro de Curitiba, Paraná.

O grupo trouxe uma grande contribuição para os artistas que vieram logo em seguida. Para Marcelo Castro, diretor, o Espanca! surgiu e trouxe de volta a ideia de dramaturgia original, fazendo uma boa união de ator e dramaturgia. “Até surgir o espetáculo Por Elise, a produção de teatro mineira estava bem focada no trabalho do corpo e do ator”, explica o diretor. Entre as contribuições do grupo mineiro para a cena teatral brasileira atual está Grace Passô, que ganhou visibilidade com o seu trabalho na companhia de Belo Horizonte.

Entre os espetáculos que serão apresentados pelo grupo estão:

Dente de Leão (2014) - De 9 a 26 de abril 
Estreou em Belo Horizonte em setembro de 2014, chega agora aos palcos de São Paulo. A peça busca mostrar como se aprende a representar papéis na família, na escola, no trabalho ou no palco. É também um olhar sobre a juventude, sobre a inquietação de quem ainda não se conformou com a repetição. O espetáculo tem texto inédito de Assis Benevenuto e direção de Marcelo Castro. Em cena, um grupo de alunos troca ideias sobre suas vidas e projeta o futuro enquanto mata aulas no auditório do colégio. No final do ano, pais e professores se juntam aos estudantes na esperada Feira de Ciências. Insatisfeitos com seus destinos, os adolescentes preparam uma apresentação capaz de questionar as imagens que representam e abalar as instituições que os rodeiam.

Congresso Internacional do Medo (2008) - De 30 de abril a 3 de maio
O terceiro espetáculo do Espanca!, que tem direção de Grace Passô que também assina a dramaturgia ao lado do grupo, estreou em 2008 no teatro Klauss Vianna, em Belo Horizonte. Sua proposta de criação venceu, por unanimidade, a 2ª edição do Projeto de Co-Produção do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, o que fez com que integrasse a programação dos principais festivais do país. Em ‘Congresso Internacional do Medo’ convidados vindos de lugares distantes do mundo integram este encontro na tentativa de conceituar algumas questões que dizem respeito à humanidade. É a partir dessas distâncias que a peça propõe o encontro das similaridades através das diferenças, e busca encontrar o grande tesouro do conhecimento humano, na ciência ou na simples contemplação da natureza. Dentre as conclusões tiradas, está a amedrontadora constatação de que somos efêmeros e provisórios.

Congresso Internacional do Medo - Foto Guto Muniz

Amores Surdos (2006) - De 14 a 17 de maio
Segundo trabalho do grupo, o espetáculo cumpriu temporada em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, além de apresentações em 29 cidades do Brasil e em Bogotá (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai). Amores Surdos recebeu o prêmio Usiminas/Sinparc-MG nas categorias texto e atriz (Grace Passô), além de indicações ao Shell-SP (dramaturgia, direção e cenário) e ao Qualidade Brasil-SP em diversas categorias. No espetáculo, uma família dita comum convive em situações corriqueiras: toma café, briga entre si, alguém adoece, enfim, vive seus problemas cotidianos. A montagem fala da capacidade do homem de estar dormindo, mesmo quando acordado. Porque, mesmo acordados, os personagens não se ouvem, não se enxergam, não se percebem, em rituais do cotidiano que conduzem à alienação e à incomunicabilidade. Tudo corre como o esperado, até que todos são obrigados a reconhecer e conviver com as consequências desse amor alimentado por todos, diariamente.

Por Elise (2005) - De 7 a 10 de maio
Visto por aproximadamente 33 mil pessoas em 50 cidades de todas as regiões do país, além de apresentações em Berlim, na Alemanha, a montagem compôs a programação de 27 festivais de teatro. O espetáculo, que venceu os Prêmios APCA e Shell-SP de melhor dramaturgia para Grace Passô, mostra uma série de personagens, como uma dona de casa que narra histórias de seus vizinhos, um cão que late palavras, um lixeiro em busca de seu pai que há anos não vê, uma mulher perdida e um funcionário que trabalha como recolhedor de cães doentes, protegido em um uniforme que faz com que ele não sinta nem quando o espancam, nem quando o amam. Por Elise é a primeira criação do Espanca! e deu base para a origem do grupo. Traz revelações constantes das relações humanas, pois é no encontro entre esses personagens que se revela o universo humano de cada um. Como uma fábula sobre o comportamento do homem contemporâneo, traz as contradições dos sentimentos, as formas como vive medindo o quanto se envolve com as coisas, o quanto se protege delas. E, nessa busca, o amor espanca os homens.

o que: Mostra Espanca 10 anos
quando:

De 9 de abril a 17 de maio

onde:

Sesc Ipiranga | Rua Bom Pastor, 822 | 11 3340-2000

ingressos:

De R$ 20,00 a R$ 6,00 - Venda on-line e nas bilheterias das unidades do Sesc SP