Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os sucos e a atenção aos rótulos

A tabela nutricional conta com informações importantes sobre os alimentos.<br>Foto: Danilo Cava/Sesc
A tabela nutricional conta com informações importantes sobre os alimentos.
Foto: Danilo Cava/Sesc

Com a correria do dia a dia, nem sempre encontramos tempo para preparar um suco natural em casa e, por isso, muitas vezes acabamos optando pelos sucos de caixinha.

Essa bebida parece ser uma opção saudável, mas na verdade não é, como salienta a nutricionista do Sesc São José dos Campos, Michelly Fortunato. “O suco de caixinha apresenta fruta de menos e açúcar de mais, além dos aditivos químicos como os corantes e aromatizantes.”

Com essa quantidade de produtos artificiais e açúcar a atenção aos rótulos tem que ser redobrada: o consumo excessivo de bebidas industrializadas açucaradas pode aumentar os casos de obesidade e diabetes.

Mas existem outras opções de sucos além do pronto vendido em embalagem descartável. Para entender a diferença entre os tipos disponíveis hoje para nosso consumo Michelly destaca:

- Natural: é a opção mais completa e saudável por apresentar vitaminas, minerais além das fibras. Recomenda-se o consumo logo após o preparo para que não tenha perda de vitaminas e o ideal é não adicionar açúcar.

- Suco de polpa: a polpa da fruta congelada apresenta uma quantidade satisfatória de nutrientes, no entanto, cuidado ao adoça-lo, prefira sem açúcar.

- Néctar em caixinha: apresenta uma parcela pequena de fruta, 30% no máximo, muito açúcar e aditivos químicos. As imagens de frutas nas embalagens passa a falsa impressão de que o produto é natural.

- Refresco em pó: é um produto muito artificial apresentando menos de 1% de polpa de fruta em sua composição, o restante é açúcar e aditivos alimentares.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) já se preocupou com essa questão também e preparou um material muito interessante em vídeo, com as reações de crianças que não conheciam os verdadeiros ingredientes do que estão consumindo.

 

Vídeo Agite-se antes de beber

 

Mas como saber se um produto é saudável ou não?

Nos rótulos dos alimentos você encontra informações valiosas, que proporcionam ao consumidor uma maneira fácil e acessível de conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos, auxiliando na escolha de produtos mais saudáveis.

 

No Sesc São José dos Campos a instalação a De olho nos rótulos mostra as informações importantes da tabela nutricional dos rótulos, aproveitando embalagens fictícias de alimentos muito comuns no dia-a-dia.

 

A instalação fica espalhada pela unidade até o dia 12 de maio (Foto: Danilo Cava/Sesc)

A atividade faz parte da programação especial do Dia Mundial da Saúde, que acontece em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, discutindo o alimento seguro.


 

o que:

Rótulos dos alimentos - você sabe interpretar?

quando:

09/abr

onde: Sesc São José dos Campos
ingressos:

grátis