Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A luta e a cultura negra no Cine Chaparral

Em
Em "No Calor da Noite" (1967), Virgil tenta se defender dos moradores de Sparta

Para lembrar a luta e a valorização da cultura negra, nos dias 27, 28 e 29/11 o Cine Chaparral apresenta sessões que discutem as questões raciais na sociedade em "No Calor da Noite", a força do negro em "Shaft", além de apresentar lendas africanas em "Kirikou e a Feiticeira"

Conheça a programação do "Valeu Zumbi! O Grito Forte de Palmares", dentro do Cine Chaparral, do Sesc Osasco:

 


"No Calor da Noite" (1967), de Norman Jewison



O filme ganhador de cinco prêmios Oscar em 1968, incluindo o de "Melhor Filme", conta a história da cidade de Sparta, no estado do Mississipi, quando um grande empresário que planejava investir na região é encontrado morto. O chefe da polícia, Gillespie, vai à busca dos possíveis suspeitos e recai em Virgil Tibbis, até então desconhecido na cidade. O forasteiro é dado como culpado apenas por ser negro. No entanto, descobre-se que Virgil é um detetive especialista em homícidios da Filadélfia que, então, passa a fazer parte da investigação, a contragosto de Gillespie. O longa fica no embate entre o preconceito da cidade com Tibbis e sua perícia em resolver o caso, se impondo diante dos preconceitos. Dia 27.


"Kirikou e a Feiticeira" (1998), de Michel Ocelot



A animação conta a história de Kirikou, um garotinho inocente, curioso e corajoso, que passa a enfrentar Karaba, a inimiga de sua vila. Por ser muito pequeno, Kirikou consegue entrar em túneis e labirintos para saciar sua curiosidade em relação à Karaba e, ao mesmo tempo, livrar o vilarejo das mazelas da feiticeira. Uma obra que apresenta elementos de lendas africanas pouco conhecidas pela cultura ocidental. Dia 28.


"Shaft" (1971), de Gordon Parks



Ganhador do Oscar de "Melhor Música", conta a história do detetive negro, John Shaft, com a missão de resgatar a filha sequestrada do líder da máfia negra. Logo se descobre que os sequestradores são mafiosos da vizinhança italiana buscando conquistar mais território. Diante disso, Shaft percebe que sua missão não é só libertar a jovem, mas também entrar na guerra entre as máfias. Dia 29.

 

No Calor da Noite
Dia 27. Quinta, 20h.
Recomendado a partir de 14 anos.
Grátis.

Kirikou e a Feiticeira
Dia 28. Sexta, 20h.
Livre.
Grátis.

Shaft
Dia 29. Sábado, 20h.
Recomendado a partir de 14 anos.
Grátis.

 

o que: Cine Chaparral (Cine Drive In)
quando:

27, 28 e 29 de novembro

onde:

Sesc Osasco