Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV estreia Plínio Marcos: Eu Fiz por Merecer nesta semana

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Homenagem do canal lembra os 15 anos da morte do ator e dramaturgo Plínio Marcos com show especial, entrevistas e longa-metragens

Nesta quarta-feira (19/11), completam-se 15 anos da morte do ator e dramaturgo Plínio Marcos. Para homenageá-lo, a partir dessa data até 23/11, o SescTV leva ao ar pela primeira vez o especial Plínio Marcos: “Eu Fiz por Merecer”, que traça um panorama do artista com um show, duas entrevistas e dois longas-metragens.

Abrindo a programação, dia 19/11, às 22h, o espetáculo Plínio Marcos em Prosa e Samba é uma homenagem ao show homônimo de 1974, produto do espetáculo Humor Grosso e Maldito das Quebradas do Mundaréu, criado pelo dramaturgo um ano antes. Gravado no Sesc Pompeia, em 2013, na capital paulista, a atração traz Kiko Dinucci, no violão e vocais; Juçara Marçal, nos vocais; Maurício Badé, na percussão; Marcelo Cabral, no baixo e no violão de sete cordas; Rodrigo Campos, na guitarra e no cavaquinho; Thiago França, no saxofone e na flauta; e Wellinton Moreira, na timba.

Dia 20/11, quinta, às 22h, o programa Roda Viva: Entrevista com Plínio Marcos (da TV Cultura de São Paulo, de 1988) mostra entrevista com o dramaturgo, que comenta, entre outros temas, sobre a arte de levar para o seu trabalho personagens do submundo; a política cultural; a situação do Brasil, que vivia a ditadura militar; a censura; o seu lado místico, que acreditava no autoconhecimento como forma de libertação; o poder das elites brasileiras e suas influências nas questões políticas; as encenações de peças suas em Nova Iorque – EUA; seu envolvimento com o carnaval; e suas relações com nomes do teatro e da cultura, como Procópio Ferreira, Ziembinski e Pagu (Patrícia Galvão). Com mediação de Antonio Carlos Ferreira, a produção tem direção de Silvia Levy.

Dia 23/11, domingo, às 22h30, Entrevista com Oswaldo Mendes mostra uma conversa com o ator e diretor teatral, que foi amigo pessoal de Plínio Marcos e autor de sua biografia, lançada em 2007. Mendes, que se formou em jornalismo e teatro, recorda o início de seu trabalho, há 50 anos; seu primeiro encontro com Plínio Marcos, em 1967, e o reencontro dos dois, em 1969, no extinto jornal Última Hora, onde trabalhava e o dramaturgo era cronista. Mendes via uma pessoa íntegra em Plínio, alguém que dava espaço para que outros articulassem no teatro.

Dia 21/11, sexta, às 23h, o longa-metragem Dois Perdidos Numa Noite Suja (2002, 100’), baseado na peça homônima de Plínio Marcos, escrita em 1966, narra a história de dois imigrantes brasileiros ilegais em Nova York, Paco e Tonho. O primeiro, um mineiro tímido, que busca uma vida bem-sucedida, mas sofre por estar distante da família e do seu País. A situação piora quando o serviço de imigração o procura. O segundo é um artista talentoso e ambicioso, que só pensa em se tornar um grande pop star. A direção é de José Joffily.

Dia 22/11, sábado, às 22h, a produção Querô (2007, 88’), inspirada no romance Querô – uma Reportagem Maldita, de Plínio Marcos, traz no roteiro a vida de um filho de uma prostituta, que foi demitida de um bordel no dia em que deu à luz. Sem saber o que fazer a partir daquele momento, ela se suicida bebendo querosene. Violeta, a dona do prostíbulo, resolve cuidar do menino e o apelida de Querô, em referência ao modo como sua mãe morreu. O garoto é maltratado, cresce revoltado e vai para as ruas, onde comete pequenos delitos. Certo dia é levado para Febem. Ali sofre humilhações e fixa cicatrizes em sua vida para sempre. A direção é de Carlos Cortez.

Serviço:
Ciclo Plínio Marcos
De 19 a 22 de novembro
Confira as datas e horários das estreias e reapresentações no site do SescTV

Assista online em sesctv.org.br/aovivo