Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Capítulo Final da Trilogia Anatomia Comparada

Cena do espetáculo Anatomia Woyzeck<br>Foto:João Caldas Filho
Cena do espetáculo Anatomia Woyzeck
Foto:João Caldas Filho

Em novembro, o Sesc Bauru traz Anatomia Woyzeck, a nova criação da Cia. Razões Inversas a partir dos fragmentos Woyzeck, de Georg Büchner, com encenação de Marcio Aurelio

Anatomia Woyzeck encerra a trilogia Anatomia Comparada, que a Cia. Razões Inversas iniciou com as montagens dos espetáculos Agreste, em 2004, e Anatomia Frozen, em 2009, já apresentados no Sesc Bauru nos anos de 2011 e 2013, respectivamente.

A trilogia trata das mais diversas formas de violência que culminam na tentativa de anulação do ser humano, questionando a responsabilidade moral do indivíduo em relação aos seus próprios atos e à condenação do próximo.

O espetáculo, que estreou em 10 de maio de 2013 no CCSP – Centro Cultural São Paulo, investiga e traz à cena uma discussão clara e profunda acerca da anulação do indivíduo na sociedade. A obra foi feita a partir da escrita original de Woyzeck, peça inacabada de Georg Büchner (1813-1837), escrita no ano de sua morte, e da qual só se conhecem fragmentos.

Não há uma versão definitiva de Woyzeck. Nesta montagem, a escolha de Marcio Aurelio e dos integrantes da Cia. Razões Inversas foi pela construção de uma encenação que não seguisse nenhuma ordem de cenas sugeridas em edições organizadas dos fragmentos que compõem Woyzeck.

Os três espetáculos que compõem a Anatomia Comparada foram realizados metodologicamente através da reestruturação do texto teatral por meios de estudos de linguagem entre o encenador Marcio Aurelio e os atores integrantes da Cia. Razões Inversas.