Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Presidente Prudente é o palco nacional do teatro em novembro

Walmor y Cacilda64: Robogolpe, dirigido por Zé Celso, é um dos destaques (Foto: Jennifer Glass)
Walmor y Cacilda64: Robogolpe, dirigido por Zé Celso, é um dos destaques (Foto: Jennifer Glass)

Fentepp busca ultrapassar as coxias, luzes e palco, levando o teatro para fora da sala e além da rua

As cortinas se abrirão apenas em 21 de novembro, mas o trabalho duro já começou. A 21ª edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) chega com a responsabilidade de ser a maior realizada até então, em quantidade e qualidade.  Enquanto os responsáveis do Sesc SP e da Prefeitura Municipal fazem os últimos acertos do evento, a cidade se prepara para respirar teatro por nove dias seguidos.

Isso porque de 21 a 29 de novembro serão 47 apresentações de 25 espetáculos diferentes, com 25 companhias vindas de 14 cidades e sete estados brasileiros. Diversas regiões do país estão representadas por grupos de teatro no Fentepp, que ocupará vários espaços de Presidente Prudente.

Na composição deste ano serão apresentados espetáculos nas categorias adulto, para crianças, para todos os públicos e uma especial de “convidados”, que terá expoentes da cena teatral brasileira, como o grupo Macunaíma/CPT-Sesc, de Antunes Filho; Teatro Oficina Uzyna Uzona, de Zé Celso Martinez Correa; Cia. dos Atores, do Rio de Janeiro; e Cia. Carroça de Mamulengos, do Ceará.

O objetivo desta edição, porém, é ultrapassar as coxias, luzes e palco, levando o teatro para fora da sala e além da rua. Por isso, mais que os espetáculos, este ano o festival ainda será composto por diversas oficinas, exposição fotográfica Retratos do Teatro, do fotógrafo Bob Sousa, mostra de filmes do documentarista Evaldo Mocarzel, e por duas noites de performances no Sesc Thermas de Presidente Prudente

Então, você de Presidente Prudente ou amante distante das artes cênicas, segura o fôlego porque quando soltar o ar a cidade estará respirando teatro. Confira a programação completa no portal Sesc ou no site do Fentepp.

Parceria

O Festival Nacional do Teatro de Presidente Prudente não tem caráter competitivo e busca incentivar as produções cênicas e a formação cultural de público. Com todo esse repertório preparado para 2014, sua 21ª edição é considerada a maior até então e consolida a parceria entre a Prefeitura de Presidente Prudente e o Sesc SP, que desde 2007 possui unidade na cidade e já naquele ano passou a realizar conjuntamente o evento. A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo também participa da realização do festival.

Esse avanço do Fentepp é vislumbrado e comemorado pelos realizadores. “Chegamos à maioridade. Com raízes profundas, solidificadas. Um corpo formado e uma mente equilibrada! Estamos prontos para nos tornarmos adultos e avançarmos ainda mais nos nossos objetivos, sermos um festival que abriga a produção nacional na sua excelência, na diversidade de gêneros e na profundidade das experiências cênicas, com personalidades que traduzem a própria história do teatro brasileiro. Do público, esperamos um diálogo explícito, intenso e catártico, afinal o Fentepp sempre será um exercício de evolução”, analisa o secretário de Cultura de Prudente, Fábio Nougueira.

Para a gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Renata Salvador, o objetivo do festival é o principal motivador para participação do Sesc em sua realização.  “O Fentepp busca apresentar trabalhos de diferentes estéticas, com o propósito de suscitar uma reflexão crítica sobre a arte cênica brasileira. Entender esta amplitude é incentivar novos olhares, novas possibilidades e novos saberes para a reinvenção de pensamentos e modos de vida. Valores esses reconhecidos pelo Sesc em toda a sua ação", destaca.

:: Leia mais: Crescido, Fentepp vai de A a Z com os maiores do teatro nacional