Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A luta contra a Aids na programação do Sesc

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids 2014, unidades receberam debates, oficinas e exibição de filmes que conscientizaram sobre a importância da prevenção

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, foi celebrado em 2014 no Sesc em São Paulo com uma programação especial que sensibilizou o público, incentivando a prevenção, o diálogo e o diagnóstico precoce.
A data foi instituída em 1988, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de mobilizar as pessoas na luta contra o vírus HIV. No Brasil, considerando os dados acumulados de 1980 a junho de 2013, foram notificados, declarados e registrados nos sistemas de informação oficiais, um total de 686.478 casos de Aids, dos quais 445.197 (64,9%) são do sexo masculino e 241.223 (35,1%) do sexo feminino. Do total de casos registrados neste período, 379.045 (55,2%) são da Região Sudeste.
A informação é a maior aliada nesse combate: garante a mudança de comportamento, o diálogo aberto, a solidariedade, encerra o preconceito e promove qualidade de vida.

Alguns destaques da programação 

Itaquera, Pinheiros, Consolação e Araraquara receberam oficinas, vivências e debates com educadores do Instituto Barong (em São Paulo) e da Secretaria Municipal de Saúde (em Araraquara). "Nitroglicerina Pura": o Dr. Jairo Bouer conversou sobre saúde e sexualidade em São José dos Campos Santana e Belenzinho. Com concepção, produção e entrevistas de Roseli Tardelli, o documentário "Aids, as respostas do mundo", estreiou no Cinesesc e no SescTV. O bate-papo "Prosa e Chá - Com Amor", no Consolação, com a equipe do Instituto Cultural Barong, resgatou o mito do amor e da sexualidade na terceira idade. Em Santo Amaro, o tema da conversa também foi a sexualidade na terceira idade, a importância da prevenção e de esclarecimentos sobre a vida sexual.
As intervenções tiveram espaço em São Caetano ("Tardes Brancas") e Carmo e Santo Amaro ("A história secreta do Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho"). Para finalizar, palestra sobre saúde em Santo Amaro: "Alimentação saudável e funcional para melhora do sistema imunológico".