Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

ALMANAQUE PAULISTANO

Igreja do Largo de São Francisco

Erguida em 1647, a Igreja de São Francisco de Assis tem forte relação com a intelectualidade brasileira. Isso porque nas instalações do edifício, que abrigava um convento, passou a funcionar a primeira Faculdade de Direito do país, a do Largo de São Francisco. O local já guardou mais de cinco mil volumes de livros herdados dos jesuítas pelos franciscanos no século 18 e constituiu um dos maiores acervos da cidade por diversos anos. Uma vasta reforma para recuperar seus três sinos – um de 1776, outro de 1874 e um terceiro do começo do século 20, que agora badalam em horários automaticamente programados – foi concluída em 2007. Durante o processo de restauração, foram encontradas pinturas neoclássicas, do século 19, no forro do teto sob oito camadas de tinta cinza, e que agora estão à mostra. A igreja, que recebeu Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro e um dos moradores do antigo convento, ainda recebe fiéis para missas especiais. Uma boa dica para conhecê-la é participar da Festa de São Francisco, que ocorre de 29 de setembro a 6 de outubro.

 


VISTAS CONTEMPORÂNEAS

Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras

A Pinacoteca do Estado de São Paulo tem agora uma Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras que conta com 12 obras em bronze dispostas para a apreciação, especialmente, de deficientes visuais. O público poderá explorar e reconhecer obras de arte por meio do toque e ainda receber informações nas etiquetas, catálogos e folders escritos para dupla leitura – em tinta e em braille –, além de um áudio-guia. A iniciativa partiu do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com o Grupo Santander Brasil. A seleção das obras considerou a indicação dos deficientes visuais que participaram de visitas orientadas ao museu nos últimos cinco anos. Entre os artistas escolhidos para a mostra estão Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Bruno Giorgi e Amilcar de Castro.

Durante a visitação, o percurso é guiado por um piso também tátil, que indica o caminho para as obras.

Portadores de outros tipos de deficiências podem solicitar ao museu uma visita orientada pelo acervo instalado no segundo andar da galeria. A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica na Praça da Luz, nº 2. O telefone é (11) 3324-1000. O local abre de terça a domingo, das 10 às 17h30, e o ingresso custa R$ 4 (R$ 2 para estudantes, crianças e idosos). Aos sábados a entrada é gratuita.