Postado em
Editorial
Convívio e desenvolvimento
Em seus 31 centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo, em seu canal de TV (o Sesc TV) e em seu Portal de Internet, o Sesc – entidade criada e mantida pelo empresariado do comércio de bens e serviços – promove diferentes ações nas mais diversas áreas do conhecimento.
São programas e projetos no campo da cultura, esportes, educação ambiental, tecnologia, turismo social, Terceira Idade, desenvolvimento infantil, saúde, odontologia e alimentação, junto a públicos das mais variadas faixas etárias e estratos sociais.
Como elemento a associar a ampla variedade de atividades proporcionadas pela entidade está o empenho com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e seus familiares, bem como da comunidade em geral.
Ao estruturar-se a partir de espaços físicos que promovem esse intenso e variado conjunto de ações, o Sesc privilegia o encontro, a aproximação, a troca, a convivência e a combinação de diferenças como meio a favorecer o crescimento social do indivíduo.
Aproximando públicos com suas diferentes experiências e expectativas, a diversificação de cursos oferecidos pela instituição – como os de dança, por exemplo – reflete, nesse sentido, a dedicação do empresariado em difundir a relevância dos ambientes de convivência para a construção de um corpo coletivo criativo e renovador.
Ao valorizar o envolvimento entre diferenças como um dos conceitos de atuação do Sesc, os empresários do comércio de bens e serviços se baseiam na premissa de que o desenvolvimento do país se dá com o aprimoramento do indivíduo e sua participação efetiva na sociedade.
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo