Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê


  
 
Bonecos em cena
Aconteceu, nos dias 8, 9, 15, 16 e 17 de abril, no Sesc Pompeia, uma série de apresentações da adaptação do Giramundo Teatro de Bonecos para o clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne. O espetáculo levou ao palco um diálogo com outras vertentes artísticas – especialmente o cinema –, e também com os quadrinhos e as artes gráficas. Animações em vídeo e técnicas da computação gráfica ajudaram a complementar a cenografia e as cenas com os bonecos. Como trilha sonora, música erudita do século 19 e do início do século 20.
Sexualidade em pauta

Sexualidade em pauta

O projeto Se Liga! do Sesc Santo André, voltado para jovens entre 13 e 18 anos, apresentou, nos dias 16 e 17 de abril, a palestra Sexualidade Tem Hora, com a sexóloga Regiane Garcia. O encontro serviu para esclarecer aos adolescentes questões sobre a iniciação sexual, além de mitos e cuidados sobre o assunto. O projeto também promoveu outras três atividades: o Esporte Jovem, de estímulo à prática esportiva e à sociabilização, que vai até 11 de dezembro; as oficinas Hip Hop – Educando Por Meio da Cultura de Rua, que seguem até 20 de junho; e Nós no DVD, oficina de vídeo que discute a imagem na sociedade contemporânea, até 26 de junho.


Ano da França no Sesc
 
Como parte da programação do Ano da França no Brasil – a abertura oficial foi no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril –, o Sesc Itaquera apresentou a Orchestre des Champs-Elysées, no dia 26 de abril. Criada em 1991 e admirada no mundo todo, a orquestra é especializada na interpretação da música que se estende de meados do século 18 ao começo do século 20. A apresentação teve transmissão ao vivo pelo SescTV e pela TV Cultura.


20 anos de Circo Mínimo
 
Estreou, no dia 16 de abril, no Sesc Pompeia, o espetáculo NuConcreto, da companhia Circo Mínimo, como parte do projeto Circo Mínimo: As Narrativas de Imagens. A mostra de trabalhos do grupo, composta de outros seis espetáculos, segue até o dia 17 de maio. Confira as datas no Em Cartaz desta edição.



Práticas ambientais e flores

O Sesc Interlagos realizou dois eventos sobre meio ambiente entre os dias 18 e 21 de abril: A Expo Orquídeas e a Feira de Boas Práticas Ambientais, ambos parte da programação especial Pétala por Pétala. Foram 20 expositores que apresentaram as relações entre os diversos tipos de plantas com seu local de origem, trazendo cultura e informação de forma lúdica e educativa.


Os melhores do ano
 
No dia 8 de abril, o CineSesc recebeu convidados para a premiação da 35ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. Com apresentação das irmãs Marina e Domingas Person foram homenageados os filmes eleitos pelo público e pela crítica. Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, abocanhou três prêmios – o público o elegeu o melhor filme, direção e atriz, para Penélope Cruz – e o brasileiro Linha de Passe (foto), dirigido por Walter Salles Jr. e Daniela Thomas, ganhou cinco – entre eles, o de melhor filme e diretor pela crítica e melhor atriz, Sandra Corveloni, pelo público. Ao final da festa, houve exibição do longa de estreia de Matheus Naschtergaele, A Festa da Menina Morta.



Dia Mundial da Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, as unidades do Sesc São Paulo prepararam uma programação especial durante todo o mês. Foram atividades realizadas em todo o estado, com o intuito de conscientizar a população e disseminar conhecimento sobre qualidade de vida. A unidade Santo André, por exemplo, realizou uma série de palestras que cobriram assuntos como alimentação, prática de exercícios físicos, bem-estar mental e saúde bucal. Em Santos, o destaque foi um bate-papo sobre saúde e sexualidade. Também houve atividades nas unidades Araraquara, Itaquera, Consolação, Santo Amaro, Catanduva e Piracicaba.



Show do cachorro manco
 
Estreou, no dia 24 de abril, na Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista, a peça The Cachorro Manco Show, dirigido por Moacir Chaves. O espetáculo traz Leandro Daniel Colombo no papel de um cachorro “mendigo” e manco que implora por “ração em troca de sua narração”, como diz o personagem. Vencedor do 2º Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antonio José Silva, o texto tem pitadas de humor ácido e reúne trechos de sermões do Padre Antônio Vieira. Em cartaz até 14 de junho.


Paulo Vanzolini homenageado
 
O Sesc Vila Mariana promoveu uma programação especial em homenagem aos 85 anos do compositor e cientista paulistano Paulo Vanzolini, autor de clássicos como Ronda e Volta Por Cima. No dia 23 de abril, o médico Drauzio Varella, o produtor cultural Fernando Faro e o músico Eduardo Gudin participaram de um bate-papo comentando a convivência com o amigo. No dia 25, houve show com Ana Bernardo, Eduardo Gudin, Márcia e Suzana Telles. E no dia 26 foi a vez de Ana Bernardo, Carlinhos Vergueiro, Maria Martha e Ná Ozzetti se apresentarem com a presença do próprio Vanzolini, que comentou suas composições.


A arte de contar
 
Durante os sábados do mês de abril, o Sesc Santo Amaro ofereceu o curso Quem Conta Um Conto, composto de vivências, encontros e debates, e voltado para profissionais de narração de histórias. Grandes nomes da área, como Rosane Pamplona, Tininha Calazans (foto) e Luiza Lameirão abordaram temas como as técnicas de narração, adereços, narração nas escolas e o desenvolvimento e estímulo à escrita.


“Até hoje eu escuto música minha no rádio e me emociono muito. É muito bom você sair na rua e as te pararem e dizerem que te conhecem, que te viram na televisão.”
 
Dona Inah em entrevista à Revista E. A cantora se apresentou no Sesc Ipiranga, no dia 24 de abril.

“Aqui em São Paulo eu passei a ter uma profissão, um casamento, um CPF, passei a contribuir com INSS. Tudo isso vai transformando a pessoa num cidadão, então São Paulo me deu uma cidadania.”
 
Tom Zé para a Folha de S.Paulo. O músico apresentou show de seu CD Estudando a Bossa – Nordeste Plaza, nos dias 15 e 16 de abril, no Sesc Pinheiros

“Minha mãe tinha uns discos antigos de cera, 78 rotações por minuto. No dia em que eu encontrei aqueles discos começou minha paixão. Eu ouvia várias horas de música por dia. Quando eu conto essa história, muita gente fica pensando que eu era uma criança meio esquisita.”
 
João Maurício Galindo para o jornal do Centro Cultural Pró-Música. O regente esteve presente no evento Um Instante, Maestro!, realizado pelo Sesc Santo André, no dia 29 de abril.