Postado em
Carta ao leitor
Dois assuntos merecem especial destaque nesta edição de "Problemas Brasileiros". O primeiro deles é a nova realidade da malha ferroviária brasileira, tema de nossa matéria de capa. Extremamente sucateadas, as ferrovias do país entram na era das privatizações com promessas de revigoramento e expansão.
Nesse processo, contudo, há uma triste constatação. Após perder terreno na concorrência – desleal, segundo muitos – com ônibus e automóveis, o transporte de passageiros por trem não interessa às empresas que administrarão a rede. Dificilmente rentável nas atuais condições, esse prazeroso modo de viajar, corriqueiro na Europa, parece ter virado coisa do passado no país. Exemplo melancólico é o fim do charmoso Trem de Prata, três anos após sua estréia de gala.
Em outra reportagem, "Problemas Brasileiros" aborda a grave situação de Timor Leste, pequeno país asiático anexado pela Indonésia há 23 anos e onde os direitos humanos parecem ter sido desde então revogados. Tal assunto, em uma revista que tradicionalmente atém-se a temas nacionais, não chega a configurar uma exceção. No caso de Timor Leste, também uma ex-colônia de Portugal e membro, como o Brasil, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a solidariedade e a firme atuação diplomática brasileira podem e devem ser um fator fundamental para uma solução pacífica da situação.