Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um Rádio na Paisagem

Um Rádio na Paisagem é um podcast que convida artistas dos mais diversos campos para falar sobre paisagem, suas experiências biográficas e referências artísticas. A ação, realizada pelo Sesc SP, é parte da programação da Bienal Sesc de Dança de 2021.

Concebido e dirigido pelo coreógrafo Gustavo Ciríaco, tem publicação semanal, de 2/10 a 20/11, aos sábados, e percorre, em duas séries, os universos e a poética espacial dos artistas Ana Pi (Dança), Bruno Levorin (Performance), João Saldanha (Dança), Laura Lima (Artes Visuais), Luciana Lara (Dança e projetos site-specific), Marcelo Evelin (Dança), Maya Da-rin (Cinema) e Michelle Moura (Dança).

Em meio a um diálogo em torno da influência da paisagem em suas obras, as conversas são alimentados pelas suas referências vindas da literatura, do cinema, do paisagismo, da arquitetura, das artes visuais, das artes cênicas e da própria experiência com a natureza.
 

Gustavo Ciríaco é um coreógrafo e artista contextual carioca baseado entre Lisboa e Rio. Com formação em Ciências Políticas, Ciríaco tem desenvolvido um conjunto multiforme de obras que põe a dança a dialogar com os circuitos da experiência nas cidades, nas instituições de arte e na paisagem. Interessa-lhe a ficção do que vivemos, do que contamos, do que guardamos. Em suas obras, paisagens, arquitetura, escrita de dança, palavra falada e cantada e imagens convivem em  projetos de performance e exposição onde o encontro é rei.
(Foto: Antonio Pedro Lopes)

 

CONVIDADOS

Dia 2/10 -
Luciana Lara é uma coreógrafa brasiliense conhecida por suas obras que revelam a arquitetura efêmera produzida por habitarmos, circularmos e nos conectarmos socialmente em uma cidade onde todos somos penetras.

Dia 9/10 - João Saldanha é um coreógrafo carioca cujo trabalho é caracterizado pela fluência do movimento e uma rica composição espacial remanescente das linhas e tensões da arquitetura de Oscar Niemeyer, em seu diálogo com a sensualidade, a irregularidade e os padrões abruptos da geografia do seu Rio de Janeiro natal.

Dia 16/10 - Michelle Moura é coreógrafa e bailarina curitibana, atualmente residente em Berlim, interessada em performances mínimas e detalhadas, onde cria restrições cinéticas para explorar mudanças psicológicas e físicas.

Dia 23/10 - Laura Lima é uma artista visual mineira com uma obra marcada pela variedade de suportes e formatos, onde o conceito abre um diálogo com experts e executores de outras áreas para a criação de universos singulares.

Dia 30/10 - Marcelo Evelin, nascido em Teresina, é um artista congregador de presenças, de fluxos, de sensações, na criação de paisagens humanas em vertigem de desejo e vida.

Dia 6/11 - Maya Da Rin é uma cineasta e artista visual carioca interessada nas densidades que envolvem cultura e natureza na ameríndia brasileira. Seus filmes nos colocam nos olhos daqueles que não conhecemos, e nos lançam na vertigem das diferenças culturais e da leitura de nossos arredores.

Dia 13/11 - Bruno Levorin é um coreógrafo e filósofo de formação nascido em Campinas. Interessa-lhe como o gesto, a sua insistência, seu desenrolar no tempo, produz dramaturgias de empatia e instalam um presente compartilhado.

Dia 20/11 - Ana Pi é coreógrafa, artista visual, pesquisadora em danças urbanas, dançarina extemporânea e pedagoga. Sua prática situa-se entre as noções de trânsito, deslocamento, pertencimento, sobreposição, memória, cores e gestos ordinários.
 


bate-papo online
Conversa de Encerramento | Um Horizonte Ouvido
Dia 30/11, terça, às 19h, ao vivo pelo canal do SESC AVENIDA PAULISTA NO YOUTUBE
Com Gustavo Ciríaco, Michelle Sommer e Thereza Rocha

Um Rádio na Paisagem recebe a pesquisadora, crítica e curadora de artes visuais Michelle Sommer (RS) e a dramaturgista e pesquisadora de dança e artes da cena Thereza Rocha (RJ) para uma conversa sobre paisagem, poética espacial, tradução e colaboração, passando por atravessamentos entre campos artísticos, memória e experiência, linhas temáticas centrais do programa de podcast concebido pelo coreógrafo e bailarino Gustavo Ciríaco (RJ).

Michelle Sommer é escritora e pesquisadora e atua no ensino, crítica e curadoria de artes visuais. Atualmente, é pós-doutoranda em Linguagens Visuais no PPGAV/UFRJ (2017) com bolsa CAPES/PNPD, e integrante da rede de pesquisadores 'Narrating Art and Feminism - Eastern Europe and Latin America', organizado pela Warsaw University e University of Buenos Aires, com suporte Getty Foundation (2021-2023). É doutora em História, Teoria e Crítica de Arte, com estágio doutoral junto à University of the Arts London / Central Saint Martins; mestre em Planejamento Urbano e Regional e arquiteta e urbanista. É autora e organizadora de diversos livros e contribui regularmente como crítica de arte para publicações nacionais e internacionais e projetos de artes visuais em formatos diversos, atuando principalmente com os seguintes temas: arte brasileira e culturas latino-americanas.

Thereza Rocha é pesquisadora de dança e artes da cena e dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO|UFRJ. Na Universidade Federal do Ceará, é professora dos cursos de graduação em dança e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes, onde coordena o grupo de pesquisa Dramaturgias: o que quer e o que pode o corpo?. Dentre os últimos trabalhos artísticos, foi dramaturgista do filme-performance Construção Civil (Panorama Raft, 2021) e do espetáculo Há uma festa sem começo que não termina com o fim (Fortaleza, 2021.). Autora do livro O que é dança contemporânea? (Conexões Criativas, 2016). Coautora do livro Diálogo|Dança (SENAC, 2012), junto com Márcia Tiburi.
​​​​​​
Após o encontro, a conversa será editada para dar origem ao episódio final do podcast Um Rádio na Paisagem, cuja disponibilização nas plataformas de streaming do Sesc SP está prevista para dia 18/12.
 

FICHA TÉCNICA

Concepção, direção artística e entrevistas: Gustavo Ciríaco
Artistas entrevistados: Ana Pi, Bruno Levorin, João Saldanha, Laura Lima, Luciana Lara, Marcelo Evelin, Maya Da-rin e Michelle Moura
Comunicação, produção executiva e redação: Priscila Maia
Edição de som e música: Fabiano Araruna
Web Design e programação visual: Marina Lufti
Desenhos: Gonçalo Lopes
Administração - Mídias Sociais:  Mariana Marques
Produção: Dos Voos - Soluções em Arte e Design
Apoio: THIRD - Amsterdam University of the Arts
Realização: Sesc SP

Duração: 60 minutos cada episódio
Classificação indicativa: 12 anos
Plataformas: Spotify | Deezer | Apple Music
Site e redes sociais do projeto: umradionapaisagem.com.br | Facebook | Instagram