Postado em
USP e Sesc se unem em ação contra a fome, com drive-thru de doação e atividades educativas na Cidade Universitária
Campus da USP, no Butantã, será ponto de coleta da Ação Urgente Contra a Fome e Pela Cidadania, ação conjunta com o Mesa Brasil Sesc São Paulo, no próximo sábado, dia 2; campus recebe ainda unidades móveis com ações culturais e de promoção da saúde
Hoje, em meio à pandemia, mais da metade da população brasileira está passando por insegurança alimentar. Por isso, a USP (Universidade de São Paulo) e o Sesc São Paulo unem forças para realizar, no dia 2 de outubro, sábado, a Ação Contra a Fome e Pela Cidadania, com objetivo de recolher alimentos não perecíveis destinados a doações.
A iniciativa, em solidariedade ao aumento da população em situação de vulnerabilidade social, disponibilizará uma estrutura dentro do campus da Universidade de São Paulo, localizada na Praça do Relógio Solar, próximo à reitoria, para as entregas.
Para as doações, a ação prioriza a arrecadação de alimentos não perecíveis para o combate emergencial à fome - como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, cestas básicas, entre outros itens. Elas serão direcionadas a entidades cadastradas no Mesa Brasil, programa criado há 26 anos pelo Sesc São Paulo.
Foto: Ricardo Ferreira/ Sesc Pinheiros
Para doar, basta comparecer ao local, de carro ou a pé, entre 8h e 17h - o uso de máscara será obrigatório e todos os demais protocolos de distanciamento social e higienização serão igualmente adotados.
Quem quiser contribuir com a Ação Urgente contra a Fome em outras datas, pode levar sua doação até uma das unidades do Sesc e do Senac em todo estado. Consulte os endereços e mais detalhes.
Esta será a segunda edição da iniciativa entre as instituições parceiras, que em junho deste ano, já haviam ocupado o Museu do Ipiranga com o Drive-Thru da Solidariedade. Desde o início da pandemia, de março de 2020 a abril de 2021, o programa coletou, selecionou, transportou e distribuiu mais de 8,2 mil toneladas de alimentos e 520 toneladas de produtos de higiene e limpeza.
Atividades gratuitas
Ainda no próprio sábado (02), no mesmo local, acontece o projeto USP na Comunidade, que levará duas unidades móveis ao campus da Cidade Universitária, oferecendo diversas ações culturais e científicas para toda a família.
A unidade móvel Saúde e Ciência oferecerá oficinas de biossegurança, orientação com profissionais de saúde, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e Covid-19, além de aferição de pressão e glicemia, exibição de vídeos e distribuição de material educativo. Já a carreta Cultura e Educação promoverá atividades do projeto Matemateca, que tem exposição interativa e lúdica com parte do acervo do Instituto de Matemática e Estatística (IME), provocando a curiosidade dos visitantes a partir de peças criativas e desafiantes.
As atividades, gratuitas, são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A meta é promover a integração com as comunidades locais e contribuir para melhorias na qualidade de vida, permitindo que docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores da USP, promovam atividades de extensão em suas áreas de especialização.
As carretas realizarão as atividades na Praça do Relógio da Cidade Universitária. O campus está localizado na Zona Oeste de São Paulo, na Rua do Anfiteatro, na Cidade Universitária, S/N. O acesso se dá pelo portão 1.
SERVIÇO
Drive-Thru Ação Contra a Fome e pela Cidadania
2 de outubro, sábado, das 8h às 17h
Cidade Universitária - Praça do Relógio Solar - Rua do Anfiteatro, S/N - São Paulo - SP
Obrigatório o uso de máscara
Sobre o Mesa Brasil
Paralelamente à campanha Ação Urgente Contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, 19 unidades do Sesc no estado - na capital, interior e litoral - operam a iniciativa.
Em seu site, o Mesa Brasil Sesc São Paulo também disponibiliza para todo o público uma série de publicações e materiais de referência, além de receitas criadas e preparadas por culinaristas, universidades parceiras e cozinheiras das instituições sociais atendidas durante a trajetória do programa.
Tire suas dúvidas sobre o programa aqui.
>>> Saiba mais no site e acompanhe as novidades no Instagram @mesabrasilsescsp e no Facebook <<<